???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5188
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei-
dc.creatorGoulart, Aline da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-08T18:37:45Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-09-08T18:37:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOULART, Aline da Silva. Percepção de alunos do ensino fundamental sobre o ciclo de vida da Drosophila melanogaster: uso de modelo didático para ensino de ciências, 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5188-
dc.description.abstractThe present study used the science class to verify students' perceptions about the life cycle of Drosophila melanogaster, popularly known as fruit fly. Originally used for genetic studies, currently D. melanogaster was used as a didactic model for teaching and learning process. The present research was developed in an eighth grade year, of the School of Elementary Education José Francisco Pereira da Silva, in a southern Brazil city, with twenty-four students. As search of data collection was used the notes that the students performed during the activities. As a method of analysis, the Bardin Content Analysis technique was employed. The activity was developed over the course of three weeks, divided in 2h / class weekly, in the science class. The Methodology of problematization with the Maguerez's arch was used as teaching resource. The results showed that the students initially presented a creationist perception about fruit fly life cycle, but after activity was possible to observe that the students (re)builds their knowledge. In this line, we conclude that science teaching becomes essential in training to make students critical and reflective about the world in which they live.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectCiclo de vidapt_BR
dc.subjectDrosophila melanogasterpt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectArco de maguerezpt_BR
dc.subjectMethodology of problematizationpt_BR
dc.subjectDrosophila melanogasterpt_BR
dc.subjectMaguerez’s archpt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.titlePercepção de alunos do ensino fundamental sobre o ciclo de vida da Drosophila melanogaster: uso de modelo didático para ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativePerception of elementary school students about the life cycle of Drosophila melanogaster: use of a didactic model for science teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3116711385113926pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135232309980269pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo utilizou o ensino de Ciências por investigação para verificar a percepção dos estudantes acerca do ciclo de vida dos insetos, utilizando o modelo Drosophila melanosgaster, conhecida popularmente como mosca da fruta. Originalmente empregada para estudos de genética, atualmente a Drosophila melanogastertem sido utilizada como modelo didático de apoio no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida em uma turma do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Francisco Pereira da Silva, na cidade de Uruguaiana/RS, com vinte e quatro educandos. Como fonte de coleta de dados, foram utilizadas as anotações que os participantes realizaram no decorrer das atividades e estas foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A atividade foi desenvolvida no decorrer de três semanas, divididas em 2h/aula semanais, na disciplina de Ciências. A metodologia utilizada para a condução do processo foi a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Os resultados demostraram que os alunos inicialmente apresentam percepções criacionistas, mas com o passar das atividades foi possível observar que os educandos (re)constróem seus conhecimentos. Conclui-se assim, que o ensino de Ciências problematizado torna-se essencial na formação básica, para tornar estudantes críticos e reflexivos diante do mundo em que vivem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ALINE DA SILVA GOULART.pdf918.09 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???