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dc.contributor.advisor1Dias, Daniel Ventura-
dc.creatorSevero, Taiana Fernanda Martins-
dc.date.accessioned2020-06-19T00:46:43Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-06-19T00:46:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSEVERO, Taiana Fernanda Martins. A influência da música no desenvolvimento motor e verbal de crianças de 4 a 5 anos. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5075-
dc.description.abstractThe aimed of the study was to evaluate the importance of music teaching, there is verbal and motor development of children in early childhood education. A sample consisted of 26 children aged 4 to 5 years in Step V, divided into two groups, control and intervention. There is no intervention group such as high school children with random children's songs that included singing, thunderstorms and dance exercises. The control had no contact musicals. As classes were 1h per session / 3 sessions per week for 8 weeks. The instrument used to evaluate children's motor development for the Rosa Neto Motor Development Scale test protocol. They were evaluated as variables: fine motor, global motor, balance, body schema, spatial organization, temporal organization and laterality. For the verbal test, the Rey Auditory-Verbal Learning Test was used. The intervention of the music improved the motor indices of the general motor age, global motricity, balance, corporal scheme, spatial organization and temporal organization. Verbal development did not improve with the teaching musical. In the comparison of genders there was no significant difference between boys and girls in both motor and verbal development. It concludes that music plays an important role in the motor development of school children, being an important educational tool for an implementation without pre-school education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento verbalpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectVerbal developmentpt_BR
dc.titleA influência da música no desenvolvimento motor e verbal de crianças de 4 a 5 anospt_BR
dc.title.alternativeThe influence of music on the motor and verbal development of children aged 4 to 5 yearspt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4138663354855759pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0608415543843353pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi avaliar a importância do ensino de música no desenvolvimento verbal e motor de crianças na educação infantil. A amostra foi constituída por 26 crianças da Etapa V com idades entre 4 e 5 anos, divididas em dois grupos, controle e intervenção. No grupo intervenção, as crianças tiveram o ensino musical com músicas infantis aleatórias que incluíram canto, aspectos temporais e exercícios de dança. O controle não teve nenhum contato musical. As aulas foram de 1h por sessão/ 3 sessões por semana, durante 8 semanas. O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento motor das crianças foi o protocolo de testes da Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto, 2002. Foram avaliadas as seguintes áreas variáveis: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Para o teste verbal, foi utilizado o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. A intervenção da música melhorou os índices motores de idade motora geral, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. O desenvolvimento verbal não apresentou melhora com o ensino musical. Na comparação dos gêneros não houve diferença significativa entre meninos e meninas tanto no desenvolvimento motor quanto verbal. Conclui-se que a música desempenha um papel importante no desenvolvimento motor de crianças escolares, sendo uma ferramenta educacional importante para a implementação no ensino infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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