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dc.contributor.advisor1Silva, Morgana Duarte da-
dc.creatorResena, Priscila Veridiana de Barros Silveira-
dc.date.accessioned2020-06-18T18:33:34Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-06-18T18:33:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRESENA, Priscila Veridiana de Barros Silveira. Impacto das intervenções sensório-motoras no desenvolvimento infantil. 34 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5072-
dc.description.abstractVerify the effect on children's development of a protocol of sensory-motor activities performed with children without diagnosed cognitive problems. Methodology: experimental study and sample of the intentional type composed of all children in stage IV enrolled in the Elvira Ceratti elementary school in the city of Uruguaiana/RS. The students were aged between 36 and 50 months and were divided into a control group (G1) - who did not receive intervention and an experimental group (G2) - who underwent three months of activities of the sensorimotor protocol composed of several interventions presented in a systematic and degree of difficulty. A questionnaire was used for the parents and application of MDS (Motor Development Scale) with the children. Results: In the questionnaire it can be verified that the groups presented similar characteristics regarding the time available for playing with electronics, outdoors and with other children. Both G1 and G2 children showed increases in aspects of MDS after 3 months. However, G2 children showed a significant improvement compared to G1 children (general and positive motor age, general motor quotient (GMQ) and fine motor skills - p <0.0001; global motricity, balance, body schema, spatial organization and temporal - p <0.001). In addition, G1 did not present a linear condition in the trend of increasing GMQ, demonstrating that some children are not following their peers. Conclusion: The sensorimotor protocol used in the school environment provided an improvement in the motor and cognitive development of schoolchildren and serves as a guide for teachers to use in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectAtividades sensório-motoraspt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectMotor activitypt_BR
dc.subjectSensory-motorpt_BR
dc.subjectActivities schoolpt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.titleImpacto das intervenções sensório-motoras no desenvolvimento infantilpt_BR
dc.title.alternativeImpacto f sensory-motor interventionson child developmetpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6439234550821178pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9224466302319645pt_BR
dc.contributor.advisor2Chiquetti, Eloá-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480938481569672pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoVerificar o efeito sobre o desenvolvimento infantil de um protocolo de atividades sensório-motoras realizadas com crianças sem problemas cognitivos diagnosticados. Metodologia: estudo experimental e amostra do tipo intencional composta por todas as crianças na etapa IV matriculados na escola de educação infantil Elvira Ceratti, no município de Uruguaiana/RS. Os escolares tinham idade de 36 a 50 meses e foram divididos em grupo controle (G1) – que não recebeu intervenção e grupo experimental (G2) – que realizou durante 3 meses as atividades do protocolo sensório motor composto por diversas intervenções apresentadas de forma sistemática e de dificuldade graduada. Utilizou-se um questionário para os pais e aplicação da EDM (Escala de Desenvolvimento Motor) com as crianças. Resultados: No questionário pode-se verificar que os grupos apresentavam características similares quanto ao tempo disponível para brincadeiras com eletrônicos, ao ar livre e com outras crianças. Tanto as crianças do G1 como do G2 apresentaram melhora nos aspectos da EDM após 3 meses. No entanto, as crianças do G2 apresentaram uma melhora significativa comparadas as crianças do G1 (Idade motora geral e positiva, quociente motor geral (QMG) e motricidade fina – p<0,0001; motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal – p<0,001). Além disso, o G1 não apresentou uma condição linear na tendência do aumento do QMG, demonstrando que algumas crianças não estão acompanhando seus pares. Conclusão: o protocolo sensório-motor utilizado no ambiente escolar proporcionou uma melhora do desenvolvimento motor e cognitivo dos escolares e serve como direcionamento para os professores utilizarem na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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PRISCILA VERIDIANA DE BARROS SILVEIRA RESENA.pdf871.89 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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