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dc.contributor.advisor1Schimidt, Helen Lidiane-
dc.creatorBarreto, Mariana de Souza-
dc.date.accessioned2020-06-18T17:35:56Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-06-18T17:35:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARRETO, Mariana de Souza. Efeito agudo de atividades físicas distintas sobre a atenção seletiva e memória de escolare. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5068-
dc.description.abstractSchool physical education (PE) is a mandatory and extremely importance in school education. It is often at school that students have the first contact with physical activity and sports. In most schools EF is offered before or after other disciplines, but there is no explanation for the choice of physical education class schedule. It is known that physical exercise promotes acute neurophysiological changes that influence cognitive processes and the learning. Thus, the aim of this study is to investigate the acute effect of two modalities of physical activity on attention and memory capacity in schoolchildren. Two tests were carried out, Stroop and Subtest Digit, to assess selective attention and working memory, respectively, before and after a running activity and a basketball match. Data were collected in 2 days and included 10 participants, from both sexes and mean age of 15 (± 0.64) years. Selective care has improved after running. Working memory there was a decline both in the direct order and in the order indirect effect on the time after basketball activity. Based on our results, we saw that the acute effect on basketball memory caused a negative acute effect, the that didn’t happen with running, and the activities do not differ as to the effect about selective attention. Although we did not monitor the intensity, in the race this characteristic is continuous from and compared to the intermittent intensity of the basketball, can help explain these results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectBasquetept_BR
dc.subjectCorridapt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectBasketballpt_BR
dc.subjectRunningpt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.titleEfeito agudo de atividades físicas distintas sobre a atenção seletiva e memória de escolarespt_BR
dc.title.alternativeAcute effect of different physical activities on the selective attention and memory of schoolchildrenpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499086883789654pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1680757164306796pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA educação física escolar (EF) é uma disciplina curricular obrigatória e de suma importância na formação escolar. Muitas vezes, é na escola que os alunos têm o primeiro contato com atividade físicas e esportes. Na maioria das escolas a EF é oferecida antes ou depois de outras disciplinas, mas não há qualquer explicação para a escolha do horário da aula de educação física. Sabe-se que o exercício físico promove alterações neurofisiológicas agudas que influenciam processos cognitivos e a aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é investigar o efeito agudo de duas modalidades de atividade física sobre a atenção e capacidade de memória em escolares. Foram realizados dois testes, Stroop e Subtest Digit, para avaliar a atenção seletiva e memória de trabalho, respectivamente, antes e depois de uma atividade de corrida e um jogo de basquete. Os dados foram coletados em 2 dias e incluíram 10 participantes, de ambos os sexos e idade média de 15 (±0,64) anos. A atenção seletiva melhorou após a corrida. Já a memória de trabalho houve um declínio tanto na ordem direta e na ordem indireta no tempo pós-atividade de basquetebol. Com base em nossos resultados, vimos que o efeito agudo sobre a memória do basquete causou um efeito agudo negativo, o que não aconteceu com a prática da corrida, e as atividades não diferem quanto ao efeito sobre a atenção seletiva. Embora não tenhamos monitorado a intensidade, na corrida esta característica é contínua da e em comparação com a intensidade intermitente do basquete, possa ajudar a explicar esses resultados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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MARIANA BARRETO.pdf615.48 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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