???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5060
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Carpes, Pâmela Billig Mello-
dc.creatorAlves, Christiane Oliveira-
dc.date.accessioned2020-06-17T00:54:26Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-06-17T00:54:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALVES, Christiane Oliveira. Percepção de professores da educação básica acerca das contribuições da neurociência para a superação de situações de dificuldade encontradas no dia a dia da sala de aula. 33 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência Aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5060-
dc.description.abstractAn effective dialogue between neuroscience and education is necessary. In this sense, this study sought to verify the perception of Basic Education teachers about of the contributions that neuroscience can bring to overcoming difficulties found in the classroom. Ten public school teachers Basic Education of a school in Uruguaiana / RS were interviewed and invited to participate in a neuroscience training course. after the course, a new interview was conducted. In the initial interview, most teachers revealed to have a superficial knowledge of neuroscience, and 100% stated that neuroscience can h lp the teacher in the classroom. According to the teachers, the main difficulties in the classroom include questions related to students' lack of motivation and interest. These aspects can be related to emotions and the reward system, one of the topics we deal with in course. The course had a weekly face-to-face meeting, over 4 weeks, in which dialogued talks and conversation circles were held on the topic. At the end, 100% of the teachers said that the course changed their practice teacher, helping to overcome difficulties, what could be perceived, also, in the lesson plans presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectBrainpt_BR
dc.subjectNervous systempt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectCérebropt_BR
dc.subjectSistema nervosopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.titlePercepção de professores da educação básica acerca das contribuições da neurociência para a superação de situações de dificuldade encontradas no dia a dia da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativePerception of basic education teachers about the contributions of neuroscience to overcome situations of difficulty encountered in the classroompt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451850187367146pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450761543923331pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoUm diálogo efetivo entre a neurociência e a educação é necessário. Neste sentido, esse estudo buscou verificar a percepção professores da Educação Básica acerca das contribuições que a neurociência pode trazer para a superação de dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula. Dez professoras da rede pública de Educação Básica de uma escola de Uruguaiana/RS foram entrevistadas e convidadas a participar de um curso de formação na área de neurociência. Após o curso, uma nova entrevista foi realizada. Na entrevista inicial a maioria das professoras revelou ter um conhecimento superficial sobre neurociência, e 100% afirmaram que a neurociência pode ajudar o professor na sala de aula. Segundo as professoras, as principais dificuldades na sala de aula incluem questões relacionadas à falta de motivação e interesse dos alunos. Estes aspectos podem ser relacionados às emoções e sistema de recompensa, um dos temas que tratamos no curso. O curso contou com um encontro presencial semanal, ao longo de 4 semanas, nos quais foram realizadas palestras dialogadas e rodas de conversa sobre o tema. Ao final, 100% das professoras manifestaram que o curso modificou sua prática docente, auxiliando na superação das dificuldades, o que pôde ser percebido, também, nos planos de aula apresentados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CHRISTIANE OLIVEIRA ALVES.pdf1.52 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???