Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4919
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma sequência didática do teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando a aprendizagem significativa
Autor(es): Alves, Mariana Oliz
Primeiro Orientador: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
Coorientador: Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
1° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
2° Membro da banca: Menegais, Denice Aparecida Nisxota
3° Membro da banca: Ferreira, Cristiano Corrêa
4° Membro da banca: Ferreira, Valter
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática relacionada ao Teorema de Pitágoras aplicada ao 9º ano do Ensino Fundamental no intuito de buscar evidências de aprendizagem significativa. A metodologia empregada refere-se a uma abordagem quanti-qualitativa. Na quantitativa, foi calculado o ganho de aprendizagem dos estudantes segundo Hake (2002) via uma sequência didática a qual obteve-se um ganho alto de 75%. Já na abordagem qualitativa, analisou-se o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com intuito de atingir evidências de uma aprendizagem significativa em relação ao Teorema de Pitágoras. A aplicação da sequência didática contribuiu de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem do conceito apresentado.
Abstract: This research aims to analyze the contributions of a didactic sequence related to the Pythagorean Theorem applied to the 9th grade of Elementary School in order to seek evidence of meaningful learning. The methodology employed refers to a quantitative and qualitative approach. In quantitative terms, students’ learning gain was calculated according to Hake (2002) via a didactic sequence which resulted in a high gain of 75%. In the qualitative approach, the students’ teaching and learning process was analyzed in order to reach evidence of significant learning in relation to the Pythagorean Theorem. The application of the didactic sequence contributed significantly in the teaching and learning processo f the presented concept.
Palavras-chave: Teorema de Pitágoras
Aprendizagem significativa
Modelagem 3D.
Pythagorean theorem
Meaningful learning
3d modeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: ALVES, Mariana Oliz. Uma sequência didática do teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando a aprendizagem significativa . 53 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4919
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 Mariana.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.