???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4851
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Elisabete de Ávila da-
dc.creatorPereira, Samara de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-02-27T13:09:23Z-
dc.date.available2019-02-21-
dc.date.available2020-02-27T13:09:23Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Samara de Oliveira. Desenho universal para a aprendizagem como possibilidade para o ensino de química a estudantes com síndrome de down. 128 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4851-
dc.description.abstractFor a long time, people with Down Syndrome, they were incompetent beings, unable to learn and related to a society around them. However, although they have intellectual disabilities of different levels, how people with a genetic condition are able to learn and exercise their cognitive side. Therefore, an adequate insertion must include a fundamental school context for its development. Thus, we must keep in mind that we must provide quality education for students with the Syndrome, make - if necessary - all opportunities and support they need to develop their cognitive and social faculties as much as possible. . In this final paper, ask the reader for a deeper knowledge about the processes of inclusion of students with Down Syndrome, as well as the development of students, their practices and uses. In addition, this research presents a didactic sequence for teaching chemistry, built from the Universal Design for Learning - pressed for the methodological method that requires the removal of any and all barriers in the teaching process, enabling learning for all the students. The study developed from this assumption took place through a research type of pedagogical intervention, which sought to plan, implement and evaluate their contributions in the teaching of food chemistry, having its central theme the lipids. This research was conducted at a state school in the city of Bagé-RS in a high school class of 15 students and among them a student with Down Syndrome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de downpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectUniversal Design for learningpt_BR
dc.subjectinclusionpt_BR
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem como possibilidade para o ensino de química a estudantes com síndrome de downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Firme, Marcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee1Silva, Elisabete de Ávila da-
dc.contributor.referee2Firme, Marcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee3Alves, Elenilson Freitas-
dc.contributor.referee4Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoDurante muito tempo, as pessoas com Síndrome de Down, foram consideradas seres incompetentes, incapazes de aprender e de se relacionar com a sociedade em sua volta. Entretanto, embora apresentem deficiências intelectuais de diferentes níveis, as pessoas com esta condição genética são capazes de aprender e exercer seu lado cognitivo. Para tanto, a inserção adequada destes indivíduos no contexto escolar é fundamental para o seu desenvolvimento. Assim, devemos ter em mente que deve ser oferecido um ensino de qualidade para os alunos com a Síndrome, fazendo - se necessário dar-lhe todas as oportunidades e todo apoio necessário para que eles possam desenvolver as suas faculdades cognitivas e sociais até ao máximo que lhe for possível. Neste trabalho de conclusão de curso, propõe-se ao leitor um conhecimento mais aprofundado sobre os processos de inclusão de alunos com Síndrome de Down, assim como o desenvolvimento destes alunos, as suas capacidades e limitações. Além disso, apresenta-se nesta pesquisa uma sequência didática para o ensino de química, construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem - pressuposto teórico metodológico que propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino, possibilitando a aprendizagem para todos os alunos. O estudo desenvolvido a partir deste pressuposto deu-se por meio da realização de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que buscou planejar, implementar e avaliar suas contribuições no ensino da química nos alimentos, tendo como tema central os lipídeos. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Bagé-RS em uma turma de Ensino Médio composta por 15 alunos e dentre eles uma aluna com Síndrome de Down.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Samara Pereira 2019.pdf2.79 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???