???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4850
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.creatorZeidler, Anna Sanches-
dc.date.accessioned2020-02-27T13:06:38Z-
dc.date.available2020-02-21-
dc.date.available2020-02-27T13:06:38Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationZEIDLER, Anna Sanches.Sequência didática com temática vulcão : uma proposta de ensino de ciências para o ensino fundamental. 48 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4850-
dc.description.abstractThis teaching proposal arose from the interest of the licencianda researcher in acting in the area of Sciences-Química with the initial series of Elementary School with activities lúdicas and experimental. The opportunity arose through the proposal of the teacher regent of the 3rd grade class to work on volcanoes. The research of qualitative approach aimed to analyze the contribution in the learning of Chemistry Sciences in Elementary School, initial years, from the proposition of a didactic sequence with the theme volcano involving playful and experimental activities. The didactic sequence was applied in a municipal school, in a class with 25 students between 8 and 10 years of age. Four classes, two hours each, were planned, beginning with the elaboration of letters by the students, construction of a volcano model, identification of its parts and execution of experiments involving volcanoes. He ended up with videos showing different types of volcanoes and ended with the writing of letters about the classes. The information analyzed for this research was to the letters, the drawings, the reports of the students and of the regent teacher, and the records the licensing researcher. It is concluded with this research that the experimental activities contributed to the students' learning about volcanoes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectVulcãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectVolcanopt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.titleSequência didática com a temática vulcão : uma proposta de ensino de ciências para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Firme, Márcia Von Fruhauf-
dc.contributor.referee2Casartelli, Maria Regina de Oliveira-
dc.contributor.referee3Coelho, Franciele Braz de oliveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEsta proposta de ensino surgiu a partir do interesse da licencianda pesquisadora em atuar na área de Ciências-Química com as séries iniciais do Ensino Fundamental com atividades lúdicas e experimentais. A oportunidade surgiu através da proposta da professora regente da turma de 3º ano de trabalhar a temática vulcões. A pesquisa de abordagem qualitativa objetivou analisar a contribuição na aprendizagem de Ciências-Química no Ensino Fundamental, anos iniciais, a partir da proposição de uma sequência didática com a temática vulcão envolvendo atividades lúdicas e experimentais. A sequência didática foi aplicada em uma escola municipal, em uma turma com 25 alunos entre 8 e 10 anos de idade. Planejou-se quatro aulas, de duas horas cada, iniciando pela elaboração de cartas pelos alunos, construção de uma maquete de vulcão, identificação de suas partes e execução de experimentos envolvendo vulcões. Encerrou com a exibição vídeos que mostravam diferentes tipos de vulcões e finalizou com a escrita de cartas sobre as aulas. As informações analisadas para essa pesquisa foram às cartas, os desenhos, os relatos dos alunos e da professora regente, e os registros a licencianda pesquisadora. Conclui-se com essa pesquisa que as atividades experimentais contribuíram para a aprendizagem dos alunos sobre vulcões.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC _ Anna Zeidler _ 2018.pdf1.15 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???