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dc.contributor.advisor1 | Cheiran, Jean Felipe Patikowski | - |
dc.creator | Rodrigues, Adriel | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T12:46:26Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T12:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Adriel. Avaliação da interação de usuários em diferentes dispositivos de visualização de um tour virtual da UNIPAMPA Campus Alegrete. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 117 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4834 | - |
dc.description.abstract | Technologies to building VR applications has been progressively created and improved to enable productivity and ease of development, such as the WebXR technology which allows the creation of virtual environments that can be viewed in different devices. Virtual applications depend on the visualization device and it is a critical factor to ensure the quality of interaction, since WebXR applications have peculiarities when compared to traditional systems. In this context, the present work aims to compare the interaction of users in VR environments on differents visualization devices from a virtual tour application developed in WebXR. In order to fulfill it, a literature search was carried out on related works to identify peculiarities in the development of VR environments and appropriate evaluation techniques to achieve the objective. So, we developed a virtual tour in website format for UNIPAMPA Campus Alegrete and a detailed protocol to testing with users in VR in order to allow the assessment of interaction quality. As results of this work, we identified that the Gear VR device had the best score in the Suitability Evaluation Questionnaire (SEQ) and the second best time to finish the tasks, even though it had no significant difference with the others. The Cardboard device had a significant difference when comparated with others devices, due to its lower SEQ score. Regarding the time to perform the tasks, the Computer device presented to be more efficient when compared to the others devices, so it is the fastest device to perform tour tasks. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais | pt_BR |
dc.subject | Software engineering | pt_BR |
dc.subject | Virtual reality | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Interaction | pt_BR |
dc.subject | Virtual environments | pt_BR |
dc.title | Avaliação da interação de usuários em diferentes dispositivos de visualização de um tour virtual da UNIPAMPA Campus Alegrete | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Tecnologias para construção de aplicações em Virtual Reality (VR) vêm sendo progressivamente criadas e melhoradas para permitir a produtividade e a facilidade no desenvolvimento. Dentre estas tecnologias está a Web Virtual and Augmented Reality (WebXR) que permite a criação de ambientes virtuais que podem ser visualizados em diferentes dispositivos. Deve-se levar em conta que aplicações virtuais dependem do dispositivo de acesso como fator crítico para garantir a qualidade da interação, uma vez que aplicações em WebXR possuem peculiaridades em comparação aos sistemas tradicionais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo comparar a interação de usuários no ambientes de VR em diferentes dispositivos de visualização a partir de uma aplicação de tour virtual desenvolvido em WebXR. Para isto, foi realizada uma busca na literatura sobre trabalhos relacionados com intuito de identificar peculiaridades no desenvolvimento de ambientes de VR na web e técnicas de avaliação adequadas para atingir o objetivo. Como forma de possibilitar a avaliação da qualidade da interação, foi desenvolvido um site em forma de tour virtual da UNIPAMPA Campus Alegrete e um protocolo detalhado para testes com usuários em VR. Como resultado deste trabalho, foi possível identificar que o Gear VR é o dispositivo que teve melhor score na avaliação do questionário Suitability Evaluation Questionnaire (SEQ) e o segundo melhor tempo para realização das tarefas, mesmo não tendo diferença significativa com os demais. Já o dispositivo Cardboard teve diferença significativa com os demais, por conta de seu score mais baixo. Em relação ao tempo para realização das tarefas, o dispositivo Computador foi o que apresentou menor média comparado aos demais, ou seja, sendo o dispositivo mais rápido para realização das tarefas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Software |
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???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
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Adriel Rodrigues - 2019.pdf | 21.56 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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