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dc.contributor.advisor1 | Cheiran, Jean Felipe Patikowski | - |
dc.creator | Seffrin, Adriel Herter | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T12:46:10Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T12:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SEFFRIN, Adriel Herter. Uma comparação entre técnicas de redesign de interface baseadas em especialistas e baseadas em usuários. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 143 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4833 | - |
dc.description.abstract | Usability is one of the most important qualities in an application. A software product with usability issues is likely to foster frustrating experiences and possibly to fall into disuse. An alternative for products with usability problems is the redesign, a process that involves redraw the application to fix the issues. There are different techniques to evaluate the usability and redraw an application. These techniques involve different people and they have different associated costs, being divided into techniques based on Human-Computer Interaction (HCI) experts and techniques based on non-experts. In this context, this work aims to perform a comparison between the different aforementioned approaches, i.e., it aims to compare and verify whether there is any significant difference between using experts and non-experts in the evaluation and redesign process of an application. In order to do this, cognitive walkthrough and user testing techniques were chosen to represent evaluation techniques using experts and non-experts, respectively. For the redesign process, low fidelity prototyping was separately applied by both experts and non-experts based on reports of the previous evaluation. The application used in all stages of this work was a mobile app made available by DevPampa software company. As the main contribuition of this study, it was identified that based on measurements made during evaluation and redesign phases there are no statistical differences between both approaches. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Interação humano-computador | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Human-computer interaction | pt_BR |
dc.subject | Software engineering | pt_BR |
dc.subject | Usability | pt_BR |
dc.subject | Mobile apps | pt_BR |
dc.title | Uma comparação entre técnicas de redesign de interface baseadas em especialistas e baseadas em usuários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | A usabilidade é uma das qualidades mais importantes em uma aplicação. Um produto que apresente problemas de usabilidade pode gerar experiências frustrantes para usuários e possivelmente cair em desuso. Uma alternativa para produtos com problemas de usabilidade é o redesign, processo que envolve redesenhar a aplicação para corrigir problemas. Existem diferentes técnicas para avaliar a usabilidade e redesenhar uma aplicação. Essas técnicas envolvem diferentes pessoas e possuem diferentes custos associados, sendo divididas em técnicas baseadas em especialistas em Interação Humano-Computador (IHC) e técnicas baseadas em não especialistas em IHC. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre as diferentes abordagens citadas anteriormente, isto é, comparar e verificar se há diferenças significativas entre utilizar especialistas e não especialistas no processo de avaliação e redesign de uma aplicação. Para isso, foram escolhidas as técnicas de percurso cognitivo e teste de usabilidade com usuário, representando as técnicas de avaliação utilizando especialistas e utilizando não especialistas, respectivamente. Para a realização do redesign, foi escolhida a prototipação de baixa fidelidade realizada separadamente por especialistas e não especialistas com base nos resultados das avaliações. A aplicação utilizada em todas as etapas deste trabalho foi um aplicativo móvel disponibilizado pela empresa de software DevPampa. Como principal contribuição desse trabalho, foi identificado que, com base em medições feitas durante as etapas de avaliação e redesign, não há diferenças estatísticas entre as duas abordagens. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Software |
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???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
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Adriel Herter Seffrin - 2019.pdf | 10.67 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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