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dc.contributor.advisor1 | Santos, Luana Zambiazzi dos | - |
dc.creator | Corrêa, Cibele Ambrozzi | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T12:41:57Z | - |
dc.date.available | 2020-02-19 | - |
dc.date.available | 2020-02-27T12:41:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | CORREA,Cibele Ambrozzi. "Segue, segue,segue...não pode parar! uma pesquisa etnomusicológica sobre as vivências músico - sociais em uma roda de samba. 51 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4829 | - |
dc.description.abstract | This is an ethnomusicological research focused on musical experiences among a samba group at the "Recanto do Samba" bar, emphasizing the marks of black resistance. Located in Bagé, a town from Southern Brazil, the bar is managed by "Tia Iza", a seteventy-four years old black woman who is also part of the group, which she takes part as a singer almost every Sunday evening, with other musicians. As an ethnographic study, I tried to attend and intensively participate in the samba group and describe all the fieldwork activities in diaries as a way of registering the experiences and reflections. In this work, I (1) reflect on my “initiations”, including playing a percussive instrument as an apprentice at the group; (2) present a musical description of the musical practices among the group and narrate what I understand as musical features, including notes about the density of Tia Iza's musical and social trajectory; (3) present the samba group dynamics and interplays that may indicate their own “rules”, including ethnic-racial conflicts and frictions. It is possible to infer that such “regulations” and specificities presented on musical and social practices involved at the Recanto do Samba group are related to African/afro-Brazilian worldviews by manifesting their resistance through the maintenance of afrodiasporic cultures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Roda de samba | pt_BR |
dc.subject | Resistência negra | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Samba group | pt_BR |
dc.subject | Black resistance | pt_BR |
dc.subject | Popular music | pt_BR |
dc.subject | Ethnomusicology | pt_BR |
dc.title | Segue, segue, segue...não pode parar! uma pesquisa etnomusicológica sobre as vivências músico - sociais em uma roda de samba | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Luana Zambiazzi | - |
dc.contributor.referee2 | Prass, Luciana | - |
dc.contributor.referee3 | Jacinto, Luis César Rodrigues | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa etnomusicológica que tem como tema principal as vivências músico-sociais da roda de samba do bar “Recanto do Samba”, enfatizando as marcas de resistência negra. Localizado na cidade de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, o bar é gerenciado por “Tia Iza”, uma senhora negra que também faz parte da roda e canta quase todos os domingos à noite junto aos demais músicos. Sendo este um estudo etnográfico, busquei acompanhar e participar intensivamente da roda de samba e, como forma de registrar as vivências e reflexões, descrevi todos os encontros do trabalho de campo em diários. Na pesquisa, (1) reflito sobre minhas “iniciações”, inclusive como aprendiz ao tocar um instrumento percussivo na roda; (2) apresento uma descrição musical da roda e narro o que pude perceber como suas marcas musicais com apontamentos sobre a densidade da trajetória músico-social de Tia Iza; (3) apresento dinâmicas e interações da roda de samba que podem indicar suas próprias “regulações”, conflitos e tensões étnico-raciais. É possível inferir que tais regulações e especificidades das práticas músico-sociais da roda do Recanto do Samba relacionam-se às visões de mundo negras ao manifestarem suas resistências na manutenção de culturas afrodiaspóricas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Música |
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TCC Cibele Correa 2019.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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