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dc.contributor.advisor1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.creatorSilva, Pedro Peuckert Kamphorst Leal da-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:34:54Z-
dc.date.available2020-02-18-
dc.date.available2020-02-27T12:34:54Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationSILVA,Pedro Peuckert Kamphorst Leal da. Epistemologia da prática pedagógica: buscando compreender a motivação como um fator interveniente de diálogos em sala de aula. 81 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4814-
dc.description.abstractThis work presents an exploratory research that involves high school students’ motivation to learn, under the scope of self-determination theory, as a factor that possibly intervenes in classroom dialogues. The dialogue is presented under a Freireana perspective and in the existence of a Piagetian cooperation state among the counterparts. Thus, the problem of this research was to identify evidence of relations between the dialogue and teaching-learning process, and between the student’s motivation and the viability of having dialogues and communications of great value (both bilateral and multilateral). Fifty-seven students from two first-year high school classes of a public school in Bagé, RS, Brazil, aged between 15 and 17 years old, took part in this study. In order to evaluate the motivational orientation and social interaction in the educational environment, the participants were asked to complete two questionnaires in Likert scale. To answer the guiding questions of this work, a qualiquantitative analysis of the results was conducted, and a way of relating them was constructed. The analysis of the results obtained indicate a relationship between the students' intrinsic motivation and how they interact in the classroom. In addition, the majority of the students expressed high rates of extrinsic motivation through identified regulation, facilitating debates on dialogue strategies alongside this group of students. Further studies could perfect the method of analysis and expand the research sample, as well as verify other factors that could possibly intervene in classroom dialogues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectMotivação para aprenderpt_BR
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectMotivation to learnpt_BR
dc.subjectSelf-determination theorypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.titleEpistemologia da prática pedagógica: buscando compreender a motivação como um fator interveniente de diálogos em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.contributor.referee1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee2Lindemann, Renata Hernandez-
dc.contributor.referee3Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.contributor.referee4Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui uma pesquisa exploratória envolvendo a motivação a aprender de alunos do Ensino Médio, à luz da teoria da autodeterminação, como um possível fator interveniente de diálogos em sala de aula. O diálogo é apresentado em uma perspectiva freireana e na existência de um estado de cooperação piagetiana entre os interlocutores. Com isso, o problema de pesquisa está associado a que indícios de relações podem ser observados entre o diálogo e o ensino-aprendizagem; e entre a motivação do aluno e a viabilidade de ter diálogos e comunicações de grande valor (bilateral e multilateral). Participaram do estudo 57 alunos do 1º ano do Ensino Médio de duas turmas de uma escola pública do município de Bagé, RS, com idades entre 15 e 17 anos. Os participantes responderam a dois questionários em escala Likert para avaliar a orientação motivacional e a interação social no ambiente educacional. Fez-se uma análise quali-quantitativa das respostas dos questionários e construiu-se uma forma de relacioná-las, para responder às questões norteadoras do trabalho. As análises dos resultados obtidos mostram indícios de relação entre motivação intrínseca dos alunos e a forma como os mesmos interagem em sala de aula. Além disso, a maioria dos alunos manifestaram expressivos índices de motivação extrínseca por regulação identificada, possibilitando-nos a reflexão sobre estratégias de diálogos junto a este grupo de alunos. Para trabalhos futuros, vislumbra-se a possibilidade de aperfeiçoar o método de análise e de ampliar o número de sujeitos de pesquisa, bem como verificar outros possíveis fatores intervenientes de diálogos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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TCC Pedro Silva 2019.pdf1.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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