???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4806
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.creatorPereira, Bruna Andrieli Ilha-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:27:05Z-
dc.date.available2020-02-17-
dc.date.available2020-02-27T12:27:05Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruna Andrieli Ilha. Indicadores da alfabetização científica como parâmetro para o desenvolvimento de trabalhos em feiras de ciências. 84 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4806-
dc.description.abstractThrough a literature review we found that there are rare publications in the area of ​​Science Teaching on Science Fairs, showing a gap between the fairs held in schools and the research currently conducted. Since the Science Fairs aim to be environments that enable the school community to engage in building a critical and investigative awareness, we propose as a general objective of this research to analyze works presented at the “VIII Science Fair: Discovering Young Talents Since 2011” at Unipampa Campus Bagé (RS), investigating some indicators of the Scientific Literacy proposed by Sasseron. Data were analyzed from twenty-six posters of groups of high school students who participated in the event. As a result, we realized that few groups (only 4 of 26) were able to address the attempt to solve a problem. In such works it was possible to observe that CA indicators were used. Each group in its own way was able to organize the information, classify it into categories that could be used during its analysis, and separate the important variables to consider. They were also able to raise hypotheses for the situation and, with that, build justifications and predictions that explain why this phenomenon. Given this analysis, this paper presents, although the indicators are not present in most works, a possible articulation between the Scientific Literacy Indicators and Science Fairs, so that students and mentoring teachers can rely on these indicators for the definition processes. topics and preparation and presentation of works in scientific dissemination spaces.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaço não formal de Ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectScience fairpt_BR
dc.subjectNon-formal teaching spacept_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.titleIndicadores da alfabetização científica como parâmetro para o desenvolvimento de trabalhos em feiras de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo-
dc.contributor.referee3Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoPor meio de uma revisão bibliográfica, constatamos que há raras publicações sobre Feiras de Ciências na área de Ensino de Ciências, evidenciando um distanciamento entre tais eventos e suas realizações nas escolas e as pesquisas realizadas atualmente. Visto que as Feiras de Ciências têm por objetivo serem ambientes que propiciam envolvimento da comunidade escolar na construção de uma consciência crítica e investigativa, propomos como objetivo geral desta pesquisa analisar trabalhos apresentados na “VIII Feira de Ciências: descobrindo jovens talentos desde 2011”, ocorrida na Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé (RS), investigando alguns indicadores da Alfabetização Científica (AC) propostos por Sasseron (2008). Os dados foram analisados a partir de vinte e seis pôsteres de grupos de alunos do Ensino Médio que participaram do evento. Como resultados, conseguimos perceber que foram poucos grupos (apenas 4 de 26) que conseguiram abordar a tentativa de solucionar um problema. Em tais trabalhos, foi possível observar que se fez uso dos indicadores da AC. Cada grupo, à sua maneira, conseguiu organizar as informações, classificá-las em categorias que poderiam ser usadas durante sua análise e separar as variáveis importantes a serem consideradas. Também conseguiram levantar hipóteses para a situação e, com isso, construir justificativas e previsões que explicassem o porquê daquele fenômeno. Diante dessa análise, este trabalho apresenta, apesar de não estarem presentes na maioria dos trabalhos, uma possível articulação entre os Indicadores de Alfabetização Científica e as Feiras de Ciências, de modo que alunos e professores orientadores possam se apoiar nesses indicadores para os processos de definição de temas e elaboração e apresentação de trabalhos em espaços de divulgação científica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dis Bruna Pereira 2019.pdf1.31 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???