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dc.contributor.advisor1Cheiran, Jean Felipe Patikowski-
dc.creatorGiacomelli, Johnnie Menges-
dc.date.accessioned2020-02-26T16:59:59Z-
dc.date.available2020-02-26T16:59:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGIACOMELLI, Johnnie Menges. Desenvolvimento de jogos sérios para a inclusão digital de pessoas da terceira idade. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4786-
dc.description.abstractDue to the increase in the population over 60 years old, called Seniors or elderly, their stay in the job market longer and the high dependence of this market on the use of computers, the digital inclusion of this population is essential. After verifying that there are currently few works that promote the digital inclusion of the elderly, this paper aims to create serious digital games for the web that aim to improve the use of mouse and keyboard, since these peripherals are essential for their inclusion or permanence in the current labor market. Based on the author's experiences and related work, game design and heuristic evaluation on paper prototypes were performed. Errors were corrected, and high fidelity game prototypes were developed. These prototypes were then tested by a set of users through visual inspection, resulting in new game changes. Finally, a visomotor improvement test was performed with another group of Seniors to verify if they have evolution in the use of mouse and keyboard when using the developed games. The tests evaluated the time and number of mistakes people made in performing certain tasks before and after using games. From these tests, it was possible to verify that the developed games can help the mouse and keyboard training in people who have never used them, or even people who already have some skills with the peripherals. However, people who have never used the mouse and keyboard, or who are not used to it, have made more significant improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogos sérios para a inclusão digital de pessoas da terceira idadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mello, Aline Vieira de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoDevido ao aumento da população acima de 60 anos, denominada de Terceira Idade ou idosa, sua permanência no mercado de trabalho por mais tempo e a alta dependência desse mercado do uso de computadores, é imprescindível a inclusão digital dessa população. Após verificar que existem atualmente poucos trabalhos que promovem a inclusão digital das pessoas da Terceira Idade, o presente trabalho tem como objetivo a criação de jogos digitais sérios para a web que visam ao aperfeiçoamento da utilização do mouse e do teclado, visto que esses periféricos são essenciais para a inclusão ou permanência dessas pessoas no mercado de trabalho atual. Com base nas experiências do autor e em trabalhos relacionados, foi realizado o game design e a avaliação heurística sobre protótipos em papel. Corrigiram-se os erros encontrados, e protótipos de jogos em alta fidelidade foram desenvolvidos. Esses protótipos, então, foram testados por um conjunto de usuários através de inspeção visual, resultando em novas alterações nos jogos. Por fim, foi realizado um teste de melhoria visomotora com outro grupo de pessoas da Terceira Idade para verificar se elas apresentam evolução no uso do mouse e do teclado ao usar os jogos desenvolvidos. Os testes avaliaram o tempo e o número de erros cometidos pelas pessoas na realização de determinadas tarefas antes e depois do uso dos jogos. A partir desses testes, foi possível verificar que os jogos desenvolvidos podem auxiliar no treinamento do mouse e do teclado em pessoas que nunca os utilizaram, ou mesmo de pessoas que já possuem alguma habilidade com os periféricos. Entretanto, pessoas que nunca utilizaram o mouse e o teclado, ou não têm o costume de utilizar, obtiveram melhorias mais significativas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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