???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4758
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A inovação pedagógica nos (entre)laçamentos curriculares da Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares
Autor(es): Rorato, Adriana
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
1° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
2° Membro da banca: Camozzatto, Viviane Castro
3° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
Resumo: Essa dissertação é fruto de uma investigação teórico-prática cujo objetivo principal foi investigar desafios e possibilidades que atravessam os movimentos de (re)invenção curricular em uma escola de Educação Infantil. O trabalho parte de teorização crítica sobre a produção do pensamento curricular em interlocução com autores como Moreira e Silva (1995) e Lopes e Macedo (2010; 2011), encaminhando as discussões sobre o campo da Educação Infantil como espaço-tempo político, coletivo, plural, produtor de sentidos cuja expansão, qualificação e reconhecimento ainda estão se constituindo. Os elementos trazidos para a discussão têm base epistemológica crítica e emergiram de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, desenvolvida tendo como lócus investigativo a Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares, na cidade de Bagé/RS. A construção de dados se deu a partir dos diálogos e produções de 10 (dez) sujeitos representativos dos segmentos de professoras, funcionárias e gestoras da escola, sendo que os resultados do trabalho foram analisados por meio da análise textual discursiva, evidenciados a partir da construção de redes estruturais junto ao software Atlas.ti. Os achados investigativos foram organizados com base em tais redes e no arcabouço teórico do campo da Educação Infantil, em especial as leituras de Barbosa (2013; 2009), Fochi (2015) e Richter e Barbosa (2010). O arranjo desta análise foi entrelaçado em três seções, intencionalmente articuladas numa intertextualização a partir da inovação pedagógica emancipatória como possibilidade para a (re)invenção curricular na Educação Infantil. Por fim, são apresentadas considerações que apontam as possibilidades de inovação nos movimentos cotidianos como forma de promover o crescimento e o enriquecimento cultural dos sujeitos, além da (re)significação de espaços-tempos, materialidades e enfoques curriculares na Educação Infantil.
Abstract: This master thesis is the result of a theoretical-practical investigation whose main objective was to investigate the challenges and possibilities that cross the (re) invention curricular movements in a School of Early Childhood Education. The work starts from critical theorization about the production of curricular thinking in dialogue with authors like Moreira and Silva (1995) and Lopes and Macedo (2010; 2011), referring the discussions on the field of Early Childhood Education as a political, collective, plural, producer of meanings whose expansion, qualification and recognition are still forming. The elements brought to the discussion have a critical epistemological basis and emerged from research with a qualitative approach, developed with Zezé Tavares Municipal School of Infantile Education in the city of Bagé / RS as the investigative locus. The construction of data was based on the dialogues and productions of 10 (ten) subjects representative of the segments of teachers, employees, and managers of the school and the results of the work were analyzed through discursive textual analysis, evidenced from the construction of structural networks with Atlas.ti software. The research findings were organized based on such networks and the theoretical framework of the field of Early Childhood Education, especially the reading of Barbosa (2013, 2009), Fochi (2015) and Richter and Barbosa (2010). The arrangement of this analysis was interwoven into three sections, intentionally articulated in an intertextualisation from the emancipatory pedagogical innovation as a possibility for (curricular) invention in the Early Childhood Education. Finally, considerations have presented that point out the possibilities of innovation in everyday movements as a way of promoting the growth and cultural enrichment of the subjects, as well as the (re) signification of space-time, materialities and curricular approaches in Early Childhood Education.
metadata.dc.subject: Educação infantil
Currículo
Inovação pedagógica
Early childhood education
Curriculum
Pedagogical innovation
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: RORATO, Adriana. A inovação pedagógica nos (entre) lançamentos curriculares da Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares. 167 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4758
metadata.dc.date.issued: 13-Aug-2019
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DIS Adriana Rorato 2019.pdf6.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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