???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4752
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorBrião, Ricardo Costa-
dc.date.accessioned2020-02-13T18:06:54Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T18:06:54Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationBRIÃO, Ricardo Costa. SInovação pedagógica: processo auto-organizado de formação de professores na escola pública. 128 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4752-
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to explain if it is possible to build The present dissertation dealt with an action research that sought collectively to build a methodological path, of continuous formation of teachers in loco, from studies that imply changes in the teaching practices of the participants; developed and investigated the process of continuing teacher education; acknowledged the evidences of transformations in the teaching practices of the participants, from the studies of the neurosciences applied to the education, in a bias of pedagogical innovation. As a methodology, a study group on neuroscience applied to education and pedagogical innovation was built, which planned and executed a thematic class action on food, which sought answers on the collaboration of neuroscience in the development of pedagogical innovation with the guarantee of learning for all. As data collection instrument, we used the field diary and the focus group. Narrative analysis was used in the research to analyze ten narratives that tell how was the process of studies and planning of actions until the execution of the thematic class. As results, it was observed that the neuroscience applied to education can bring countless collaborations, guaranteeing a learning for all the actors involved in the process, it was also observed that a collective and democratic space of continuous formation in the school is extremely necessary to be offered to As transformative actions focusing on learning can be developed, teachers' practices can be transformed from studies on neuroscience and pedagogical innovation, such transformations are guaranteed in the official documents of Brazilian education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem para todospt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.subjectLearning for allpt_BR
dc.titleInovação pedagógica: processo auto-organizado de formação de professores na escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.contributor.referee1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee2Mello, Elena Maria Billig-
dc.contributor.referee3Galiazzi, Maria do Carmo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação trata de uma pesquisa-ação que buscou construir coletivamente um caminho metodológico, de formação continuada de professores in loco, a partir de estudos que impliquem em mudanças nas práticas de ensino dos participantes; desenvolveu e investigou o processo de formação continuada de professores; reconheceu as evidências de transformações nas práticas de ensino dos participantes, a partir da realização de estudos das neurociências aplicada à educação, num viés de inovação pedagógica. Como metodologia, se construiu um grupo de estudos em neurociência aplicada à educação e inovação pedagógica que planejou e executou uma “aula temática sobre alimentos” e buscou respostas sobre a colaboração da neurociência no desenvolvimento da inovação pedagógica com a garantia de aprendizagem para todos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o diário de campo e o grupo de estudos em educação. Utilizou-se, na pesquisa a análise narrativa para analisar dez narrativas que contam como foi processo de estudos e planejamento das ações até a execução da aula temática. Como resultados, observou-se que a neurociência aplicada à educação pode trazer inúmeras colaborações, garantindo uma aprendizagem para todos os atores envolvidos no processo, também se observou que um espaço coletivo e democrático de formação continuada permanente na escola é extremamente necessário que seja ofertado para que ações transformadoras com foco na aprendizagem possam ser desenvolvidas, as práticas dos professores podem ser transformadas a partir dos estudos em neurociência e inovação pedagógica, tais transformações são garantidas nos documentos oficiais da educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Ricardo Brião 2019.pdf980.68 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???