???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4747
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.creatorMachado, Jéssica Penteado-
dc.date.accessioned2020-02-13T18:04:03Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T18:04:03Z-
dc.date.issued2019-08-22-
dc.identifier.citationMACHADO, Jéssica Penteado.No mundo da Lua : Astronomia em quadrinhos para os anos iniciais do ensino fundamental. 117 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4747-
dc.description.abstractThe Unipampa Planetarium, which mission is to promote Cultural Scientific Literacy, receives a large number of visits from classes of the initial series of Elementary School. In general, teachers in these classes have little or no knowledge of Astronomy and lack appropriate material to develop classroom work. Considering the pedagogical value of Comic Books and its continuous insertion in the school context, especially in the initial series, this work proposes to insert the Comic Stories in a teacher training for the initial years of Elementary School, providing subsidies for the teaching of Astronomy, in general and, in particular, for the Cultural Scientific Literacy in articulations to the visits to the Planetarium of Unipampa. The construction of the comics was carried out based on a previous discussion with the teachers of the initial series of Elementary School and their final evaluation was made through a focus group study. The results show that the contact with the different languages provided by the Comics is able to contribute to the enhancement of its pedagogical use in the continuing education of teachers from the early years of elementary school who intend to visit the Unipampa Planetarium.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectPlanetáriopt_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectTeaching of astronomypt_BR
dc.subjectPlanetariumpt_BR
dc.titleNo mundo da Lua : Astronomia em quadrinhos para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.contributor.referee2Dornelles , Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee3Irala , Valesca Brasil-
dc.contributor.referee4Pavani, Daniela Borges-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO Planetário da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, cuja missão é promover o Letramento Científico Cultural, recebe um grande número de visitas de turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Em geral, as professoras dessas turmas apresentam pouco, ou nenhum, conhecimento sobre Astronomia e carecem de material apropriado para desenvolver um trabalho em sala de aula. Considerando o valor pedagógico das Histórias em Quadrinhos e sua contínua inserção no contexto escolar, especialmente nas séries iniciais, este trabalho se propõe a inserir as Histórias em Quadrinhos em uma formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, fornecendo subsídios para o ensino de Astronomia, de um modo geral e, em particular, para o Letramento Científico Cultural em articulações às visitas ao Planetário da Unipampa. A construção dos quadrinhos foi realizada com base em uma discussão prévia com as professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e sua avaliação final foi feita através de um estudo de grupo focal. Os resultados expõem que o contato com as diferentes linguagens proporcionadas pelas Histórias em Quadrinhos mostra-se capaz de contribuir para a potencialização de seu uso pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que pretendem visitar o Planetário da Unipampa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Jéssica Machado 2019.pdf3.23 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???