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dc.contributor.advisor1Rosendo, Tonilson de Souza-
dc.creatorCézar, Édiblu Silva-
dc.date.accessioned2020-02-06T16:10:07Z-
dc.date.available2020-02-06T16:10:07Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationCÉZAR, Édiblu Silva. Análise dinâmica e estrutural de um chassi tubular através de elementos finitos com validação experimental. Orientador: Tonilson de Souza Rosendo. 2017. 113p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4743-
dc.description.abstractA vehicle is classified as off -road when it is able to travel on runways that present different types of obstacles, which can be overcome by the vehicle. The chassis of an off –road vehicle known as Mini-Baja is the object of study of this dissertation. The project, detailed design, construction and testing of the vehicle for SAE competitions are carried out by teams of engineering students, who represent their respective Higher Education Institutions from various locations around the world. The chassis under study in this work was developed by the Baja Pampa team, composed of students from the Federal University of Pampa – Alegrete. The chassis structure, considered of complex geometry, is modeled by the Finite Element Method (FEM) with ANSYS® APDL (Ansys Parametric Design Language) software, using a BEAM189 bar element type. Then static and dynamic analyses (modal, harmonic and spectral) are developed considering different boundary conditions and loads. In order to validate the results obtained from the computational model data collection devices (accelerometers and extensometers) are instrumented to the structure and so are deloped a frequency test, to obtain the natural frequencies of the structure, and the application of a static load for the obtaining the stress level. The numerical model show values of natural frequencies and stress levels coherents with values measured experimentally. Initially, modifications are proposed in the current structure, aiming at improving the sporting performance of the vehicle and also a new chassis model of chassis that serves as basis for a new project of the Team.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectVeículo off-roadpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectVibração aleatóriapt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectOff-road vehiclept_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectRandom vibrationpt_BR
dc.titleAnálise dinâmica e estrutural de um chassi tubular através de elementos finitos com validação experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Puglia, Vicente Bergamini-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Engenhariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoUm veículo é classificado como off-road quando este é capaz de trafegar em vias que apresentam diferentes tipos de obstáculos, os quais podem ser superados pelo veículo. O chassi de um tipo de veículo off-road conhecido como Mini-Baja é o objeto de estudo deste trabalho. A concepção, o projeto detalhado, a construção e testes do veículo para competições SAE, são desenvolvidos por equipes de alunos de engenharia, os quais representam sua respectivas Instituições de Ensino Superior de várias localidades mundo a fora. O chassi em estudo neste trabalho foi desenvolvido pela equipe Baja Pampa, composta por alunos da Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete. A estrutura do chassi é modelada pelo Método de Elementos Finitos (MEF), com o software ANSYS® APDL (Ansys Parametric Design Language), sendo empregado um elemento de barra do tipo BEAM189. Então são desenvolvidas análises estáticas e dinâmicas (modal, harmônica e espectral) considerando diferentes condições de contorno e carregamentos. Para validar os resultados obtidos apartir do modelo computacional, são instrumentados à estrutura dispositivos de coleta de dados (acelerômetros e extensômetros) e desenvolvidos um ensaio de frequência, para a obtenção das frequências naturais da estrutura, e a aplicação de um carregamento estático, para a obtenção do níveis de tensões. O modelo numérico apresenta valores de frequências naturais e níveis de tensão coerentes com valores medidos experimentalmente. Inicialmente, são propostas modificações na estrutura, visando a melhora do desempenho esportivo de veículo e também um novo modelo de chassi que sirva de base para um novo projeto da Equipe.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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Édiblu Silva Cezar - 2017.pdf14.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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