???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4724
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alves, Simone Silva-
dc.creatorMedeiros, Ligia Maria Barros Botelho-
dc.date.accessioned2020-01-16T13:45:38Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-16T13:45:38Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ligia Maria Botelho. A relevância dos gêneros literários na construção da escrita. 20p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4724-
dc.description.abstractEste artículo aborda la importancia de los géneros literarios en el proceso de desarrollo de la escritura de estudiantes de quinto año de una escuela estatal en la ciudad de Jaguarão / RS. La motivación para la elaboración de esta investigación se basó en el reflejo de la práctica de pasantías. supervisado en los primeros años de la escuela primaria y entendiendo que este es el momento fundamental para que el académico correlacione teoría y práctica. Metodológicamente, se caracteriza como una investigación participativa, que presenta el carácter exploratorio / explicativo del enfoque cualitativo (GIL, 2002). Para la recolección de datos nos basamos en el portafolio creado por los estudiantes durante la pasantía supervisada, donde se realizaron diferentes producciones textuales. Desde la perspectiva de entender cómo los estudiantes perciben el uso de géneros literarios en el proceso de desarrollo de la escritura, los textos producidos por los estudiantes fueron analizados duranteel proyecto "Poesias como suyas y nuestras". El análisis de los resultados se basó en el "análisis de contenido" de Bardin (1977). El trabajo de campo se llevó a cabo durante los meses de mayo y junio de 2019, y los sujetos de investigación fueron dieciséis estudiantes de entre nueve y once años. quinto año de primaria. Los resultados indican que las categorías de géneros literarios, poesía y formación docente son los pilares del proceso de desarrollo de la escritura de los estudiantes. La información fue analizada e interpretada, basada en las formulaciones teóricas de Abramovich (1997), Alvarenga e Araujo (2006), Bardin (2009), Pinheiro (2002), Freire (1996), entre otros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGéneros literariospt_BR
dc.subjectEscriturapt_BR
dc.subjectPoesíapt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.titleA relevância dos gêneros literários na construção da escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Simone Silva-
dc.contributor.referee2Oliveira, Everton Fêrrêr de-
dc.contributor.referee3Melgares, Tatiane Mena Silveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo versa sobre a importância dos gêneros literários no processo de desenvolvimento da escrita dos alunos do quinto ano de uma escola estadual do Município de Jaguarão/RS. A motivação para a elaboração dessa pesquisa deu-se a partir da reflexão da prática do estágio supervisionado nos anos inicias do Ensino Fundamental e por compreender que esse é o momento fundamental para o acadêmico correlacionar teoria e prática. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa participante, apresentando caráter exploratório/explicativo de abordagem qualitativa (GIL, 2002). Para o levantamento de dados nos embasamos no portfólio construído pelos alunos durante o Estágio Supervisionado, onde foram realizadas diferentes produções textuais. Na perspectiva de entender como os estudantes percebem o uso dos gêneros literários no processo de desenvolvimento da escrita foram analisados os textos produzidos pelos alunos durante o projeto “Poesias as Deles e as Nossas”. A análise dos resultados foi baseada na “análise de conteúdos” de Bardin (1977). O trabalho de campo foi concretizado durante os meses de maio e junho do ano de 2019, e os sujeitos da pesquisa foram dezesseis alunos com idade entre nove e onze anos do quinto ano do Ensino Fundamental. Resultados indicam que as categorias gêneros literários, poesia e formação de professores são os pilares do processo de desenvolvimento da escrita dos alunos. As informações foram analisadas e interpretadas, tendo, como embasamento as formulações teóricas de Abramovich (1997), Alvarenga e Araujo (2006), Bardin (2009), Pinheiro (2002), Freire (1996), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LigiaMariaBarrosBotelhoMedeiros2019.pdfLigia Maria Barros Botelho Medeiros 2019636.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???