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dc.contributor.advisor1Gritti, Silvana Maria-
dc.creatorSampaio, Edna Giovane dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-26T12:38:40Z-
dc.date.available2019-11-18-
dc.date.available2019-11-26T12:38:40Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Edna Giovane dos Santos. Gênero na Escola do Campo Atanagildo Domingues, Arroio Grande / RS. 86p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4658-
dc.description.abstractEste trabajo presenta las percepciones obtenidas después de la investigación de acción sobre género en la escuela Atanagildo Domingues en el municipio de Arroio Grande, RS, analiza cómo se reciben y desarrollan las cuestiones de género en el entorno escolar y se relaciona el capitalismo y el patriarcado. Como barreras en la formación educativa igualitaria. La educación rural en Brasil se originó con los movimientos sociales del campo y el feminismo con sufragio y huelgas de mujeres. Estas luchas tuvieron como base principal la contestación y autonomía de los sujetos. Allanaron el camino para los nuevos desafíos en el siglo XXI y aumentaron la gama de debates. El género rural y la escuela tienen desafíos similares al oponerse a la lógica del capital. La investigación de acción respetó el protagonismo de los participantes, porque abrió el espacio para hablar, de una manera democrática. La base teórica se basó en estudios de género, feminismo, movimientos campesinos, escuelas rurales y legislación vigente sobre cada tema. A través de esta acción, la investigación tiene como objetivo comprender cómo se producen las relaciones de género entre los miembros de la escuela, proponiendo la apertura del espacio para hablar de los sujetos que lo componen, iniciando un camino hacia la equidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectFemeninopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectEscuela de campopt_BR
dc.titleGênero na Escola do Campo Atanagildo Domingues, Arroio Grande / RS.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gritti, Silvana Maria-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee4Silva, Márcia Alves da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados obtidos após a realização da pesquisa-ação sobre o gênero na escola do campo Atanagildo Domingues, no município de Arroio Grande/RS. Analisa como questões de gênero são recebidas e desenvolvidas no ambiente escolar e relaciona o capitalismo e o patriarcado como obstáculos na formação educacional igualitária. A educação do campo no Brasil se originou junto aos movimentos sociais do campo e o feminismo junto ao sufrágio e às greves das mulheres. Estas lutas tiveram a contestação e a autonomia dos sujeitos como principal fundamento. Abriram caminho para as novas contestações no século XXI e aumentaram o leque dos debates. O gênero e a escola do campo possuem desafios semelhantes ao se oporem a lógica do capital. A pesquisa-ação respeitou o protagonismo dos participantes, pois abriu espaço de fala, de maneira democrática. A fundamentação teórica ocorreu através dos estudos de gênero, do feminismo, dos movimentos campesinos, da escola do campo e legislações vigentes sobre cada tema. Através desta pesquisa-ação objetivo compreender como ocorrem as relações de gênero entre os integrantes da escola, propondo a abertura do espaço de fala dos sujeitos que a compõem, iniciando uma caminhada para a equidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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