???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4657
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.creator | Canilha, Síntia Maritis Hipólito | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T12:38:14Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21 | - |
dc.date.available | 2019-11-26T12:38:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | CANILHA, Síntia Maritis Hipólito. Escolarização e permanência no campo: Escola Estadual João Simões Lopes Neto. 123p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4657 | - |
dc.description.abstract | Este informe crítico-reflexivo de la investigación de acción se refleja en el campo de la educación del campo, basado en la pedagogía freireana. Respaldado por la Acción de Reflexión de la acción del pilar, tiene como objetivo conocer las situaciones cotidianas de la escuela en el campo en relación con el papel desempeñado por la escuela en la búsqueda de una práctica que cumpla con las expectativas de sus estudiantes. El estudio tuvo como objeto de estudio la Escuela Estatal de Escuela Secundaria João SimõesLopes Neto, Municipio de Canguçu, región sur de la RS, ubicada en el cuarto distrito, localidad de la Ruta de la Trapeira. La investigación se desarrolló a través de reuniones diseñadas e inspiradas por Freireana Pedagogy and Culture Circles, donde la propuesta era situar al participante mientras educaba y asignaba una asignatura, participante de la escuela, una parte fundamental del proceso de construcción. El colectivo se llevó a pensar en su escuela, la escuela que quieren, la relación de la escuela con la realidad de cada materia que hay en ella y el papel de cada uno dentro de la escuela y la comunidad local. Se señaló la importancia de la institución escolar para los jóvenes del campo, pero que es necesario luchar por una escuela verdaderamente rural, pensada para quién está allí. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Educación de campo | pt_BR |
dc.subject | La escuela | pt_BR |
dc.subject | La escuela secundaria | pt_BR |
dc.title | Escolarização e permanência no campo: Escola Estadual João Simões Lopes Neto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Selbach, Paula Trindade da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Jefferson Marçal da | - |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Dirlei de Azambuja | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Relatório Crítico-reflexivo de pesquisa-ação reflete sobre a área da educação do campo, embasando-se na pedagogia freireana. Respaldado no pilar Ação Reflexão Ação, teve como objetivo conhecer que situações do cotidiano da escola do/no campo quanto ao papel desempenhado pela escola na busca de uma prática que venha ao encontro das expectativas dos seus alunos. A pesquisa teve como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino Médio João Simões Lopes Neto, Município de Canguçu, região Sul do RS, situada no quarto distrito, localidade da Estrada da Trapeira. A pesquisa desenvolveu-se através de encontros pensados e inspirados na Pedagogia Freireana e nos Círculos de Cultura, onde a proposta foi de situar o participante enquanto educando e sujeito, participante da escola, parte fundamental do processo de construção. O coletivo foi conduzido a pensar a sua escola, a escola que desejam, a relação da escola com a realidade de cada sujeito que nela está e o papel de cada uma dentro da escola e da comunidade local. Foi apontado a importância a instituição escolar para os jovens do campo, mas que é preciso lutar por uma escola verdadeiramente do campo, que seja pensada para e por quem ali está. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
SintiaMaritisHipolitoCanilha2019.pdf | Síntia Maritis Hipólito Canilha 2019 | 1.96 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???