???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4641
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Selbach, Paula Trindade da Silva | - |
dc.creator | Conrad, Vanderleia Lucia Dick | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T13:50:18Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08 | - |
dc.date.available | 2019-11-14T13:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | CONRAD, Vanderleia Lucia Dick. Jovens em cena: a formação humana através da autonomia e do protagonismo juvenil. 109 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4641 | - |
dc.description.abstract | This critical reflective report aims to understand how pedagogical practices developed in the Sociedade Esportiva e Literária – SEL (Sports and Literature Society) at Colégio Militar de Porto Alegre (a Military School in Porto Alegre, Brazil) promote their protagonism and autonomy. Considering the immersion in a culture of military education, this research has sought to investigate whether such practices contribute to a humanized whole education for these adolescents. A qualitative methodology has been adopted through action-research. The concepts of authonomy and protagonism emphasized in this project are strictly related to the idea of providing proper environment and conditions for the youth to get involved in activities which include real-world problem solving, besides demanding from them qualities such as initiative, time management, and commitment. The results from the data analysis and based in the teen protagonism scale porposed by Costa have shown the gradual process related to their protagonism and pedagogical practices developed to the students from SEL through the concrete experiences have contributed meaningfully to their autonomy development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Militar | pt_BR |
dc.subject | Human Formation | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Youth Protagonism | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices | pt_BR |
dc.subject | Military Education | pt_BR |
dc.title | Jovens em cena: a formação humana através da autonomia e do protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Selbach, Paula Trindade da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Hammes, Lucio Jorge | - |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Dirlei | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relatório crítico-reflexivo objetiva compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Sociedade Esportiva e Literária (SEL) do Colégio Militar de Porto Alegre/RS fomentam o protagonismo e a autonomia dos jovens. Considerando a imersão em uma cultura de educação militar, esta pesquisa buscou investigar se essas práticas contribuem para uma educação integral e humananizada para esses adolescentes. Uma metodologia qualitativa foi adotada por meio da pesquisa-ação. Os conceitos de autonomia e de protagonismo enfatizados estão diretamente relacionados à ideia de proporcionar espaços e condições próprias para que os jovens se envolvessem em atividades que incluisse a resolução de situações problemas do mundo real, além de demandar qualidades como iniciativa, gestão de tempo, liberdade e comprometimento. Os resultados obtidos através da análise dos dados e com base na escala de protagonismo juvenil proposta por Costa, apontaram para o gradativo processo protagônico dos jovens e demonstraram que as práticas pedagógicas desenvolvidas e instigadas aos alunos da SEL por meio das experiências e das vivências concretas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da sua autonomia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
VanderleiaLuciaDickConrad2019.pdf | Vanderleia Lucia Dick Conrad 2019 | 4.56 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???