Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.creatorScheeren, Vanessa-
dc.date.accessioned2019-10-22T17:18:58Z-
dc.date.available2019-10-22-
dc.date.available2019-10-22T17:18:58Z-
dc.date.issued2019-08-19-
dc.identifier.citationScheeren, Vanessa. Projeto como potencializador da consciência crítica de estudantes de uma escola do campo. 186 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4594-
dc.description.abstractThis research aims to investigate how a project, characterized by an open teaching-learning situation, strengthened the critical awareness of high school students of a rural settlement school, considering values and principles of Freire's Education, the Countryside Education and Critical Mathematics Education. The project was carried out at the 15 de Junho State High School, located in a rural settlement area, in the municipality of Hulha Negra, state of Rio Grande do Sul. The research was conducted by a qualitative approach, through an action research, carried out with twelve high school students. The data submitted to the analysis were produced through participant observation using the researcher's notebook, interviews with the students, records sheets and audio and video recording, and submitted to a Content Analysis. Through this study we recognize the magnification of the students' critical, political and social performance, as they show awareness about the problems that affect them and a willingness to seek solutions, claiming rights and carrying out actions with the purpose of change the reality in which they are inserted. We understand that this attitude of students reflects the historical process of community struggle so that basic rights can be acquired. The articulation of mathematics to problems of reality, allowed by the project, contributed to the students assigning meaning to mathematical knowledge and recognizing the presence of mathematics in daily situations. We infer the democratic character of the project, giving voice and decision power to the students, allowing us to recognize in these subjects characteristics of collective, transformation, deliberation and coflection. However, Democratic Mathematics Education is not reality yet, but it is an ideal that we can reach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto abertopt_BR
dc.subjectDemocracia e consciência críticapt_BR
dc.subjectArticulação à realidadept_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectOpen projectpt_BR
dc.subjectDemocracy and critical consciousnesspt_BR
dc.subjectArticulation to realitypt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.titleProjeto como potencializador da consciência crítica de estudantes de uma escola do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Borba, Marcelo de Carvalho-
dc.contributor.referee3Angelo, Claudia Laus-
dc.contributor.referee4Melo, Elena Maria Billig-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito investigar como um projeto, caracterizado por uma situação aberta de ensino-aprendizagem, potencializou a consciência crítica de estudantes do Ensino Médio de uma Escola de assentamento rural, considerando valores e princípios da concepção de Educação de Freire, da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio 15 de Junho, localizada em uma área de assentamento rural, município de Hulha Negra, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi conduzida por uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação, realizada com doze alunos do Ensino Médio. Os dados submetidos à análise foram produzidos por meio de observação participante, do caderno de campo da pesquisadora, de entrevistas com os estudantes, de folhas de registros e gravação de áudio e vídeo, e submetidos a uma Análise de Conteúdo. Por meio desse estudo, reconhecemos a ampliação da atuação crítica, política e social dos estudantes, à medida que mostraram consciência dos problemas que os afetam e disposição para buscar soluções, reivindicando direitos e protagonizando ações com o propósito de transformar a realidade em que estão inseridos. Compreendemos que essa atitude dos estudantes reflete o processo histórico de luta da comunidade para que direitos básicos pudessem ser adquiridos. A articulação da matemática a problemas da realidade, permitida pelo projeto, contribuiu para que os estudantes atribuíssem significado aos conhecimentos matemáticos e reconhecessem a presença da matemática em situações cotidianas. Inferimos o caráter democrático do projeto, dando voz e poder de decisão aos estudantes, permitindo-nos reconhecer nesses sujeitos características da coletividade, transformação, deliberação e coflexão. Contudo, a Educação Matemática Democrática ainda não é uma realidade, mas sim um ideal que podemos alcançar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Vanessa Scheeren 2019.pdf3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.