???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4518
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Guindani, Evandro Ricardo-
dc.creatorMuniz, Silvana Silva-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:34:47Z-
dc.date.available2019-09-05T14:34:47Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationMUNIZ, Silvana Silva. O ensino religioso em escolas públicas de São Borja na perspectiva de alunos professores e gestores. 2019. 86 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4518-
dc.description.abstractThe present work of course completion traces the history of Religious Educaion in Brazil and later in Rio Grande do Sul. Religiou Education was approached from the 17h century to the presente day, bringing its phases: catechtical, confessional, inteerfaith, interreligious until it was framed as na área knowledge. In this perspective the work carried out a research in two schools of the city of São Borja, namely: State School Getúlio Vargas and the Sacred Heart School of Jesus, bringing the respectiva students teachers, coordinators and managers. In the research, importante date were collected where the students approach the different religions to which they belong know how to distinguish between Religious Education and Religion, and the teachers teach Religious Education classe, mostly , only to complemente the workload. The CRE adviser says that Religious Education is a curricular component, and interdisciplinar practices must be worked out. It is a curricular component of the normal hours of the Public Schools of Elementary School, High School, EJA, and Normal Course, it is not lawful to offer it in the inverse shift to the regular attendance of students and that must meet the five guinding principles: Culture and religious traditions, Sacred Texts, Rites, and Ethnos. Finally, it should be noted tha the research was able to make a qualitative approach to the perception of teachers, studentes and managers on Religious Education in Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducação – Históriapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectSão Borja (RS)pt_BR
dc.subjectReligious teachingpt_BR
dc.subjectEducation – Historypt_BR
dc.titleO ensino religioso em escolas públicas de São Borja na perspectiva de alunos professores e gestorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280734944625089pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Carmen Regina Dorneles-
dc.contributor.referee2Oliveira, Gerson de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8063504518653314pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476378319243219pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso traça o histórico do Ensino Religioso no Brasil e, posteriormente, no Rio Grande do Sul. Foi abordado o Ensino Religioso desde o século XVII até os dias atuais, trazendo suas fases: de catequético, confessional, interconfessional, inter-religioso até ser enquadrado como área do conhecimento. Nesse perspectiva o trabalho realizou uma pesquisa em duas escolas da cidade de São Borja, a saber: Colégio Estadual Getúlio Vargas e a Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, trazendo a respectiva de alunos professores, coordenadores e gestores. Na pesquisa foram coletados dados importantes que os alunos abordam as diversas religiões a qual pertencem, sabem distinguir entre Ensino Religioso e Religião, e os professores ministram as aulas de Ensino Religioso, em sua maioria, apenas para complementar a carga horária. Já a assessora da CRE fala que o Ensino Religioso é componente curricular deve ser trabalhado práticas interdisciplinares. É componente curricular dos horários normais das Escolas Públicas de Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, e Curso Normal, não sendo licito oferece-lo no turno inverso ao da frequência regular dos alunos e que deve atender os cinco eixos norteadores: Cultura e tradições religiosas, Textos sagrados, Ritos e Etnos”. Por fim, cabe destacar que a pesquisa conseguiu fazer uma abordagem qualitativa de percepção dos professores, alunos e gestores sobre o Ensino Religioso no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Silvana Silva Muniz 2019.pdf928.68 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???