???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4427
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Neves, Jonas Anderson Simões das-
dc.creatorVeloso, Silvia Fernanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-08-28T17:48:26Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-28T17:48:26Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.citationVELOSO, Silvia Fernanda Rodrigues. Vicências do cotidiano escolar. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4427-
dc.description.abstractThe present research was developed as a conclusion of the course of Field Education - Licenciatura, Federal University of Pampa - campus - Dom Pedrito, has as main objective to analyze the effects of the school accompaniment with the family on the school routine. The work is structured as follows, an introduction that brings a history of the researched school, a theoretical reference, which dialogues with authors about the daily school life, which according to Garcia (2003) is a complex space and deserves a multidisciplinary view to account to understand the transformations that take place in it at all times; methodology, which describes action research as the main instrument used and details its steps. Observations were made at school and visits to some families, to know the reality of the same and to understand their understanding of the school, as well as the effects of these accompaniments in the school environment. In the face of research, we can highlight significant changes in the socialization, autonomy and safety of students in school, a fact that demonstrates how valid it was, since it created a link between the social actors involved. Before the analysis we realized that the school should think strategies such as studies and actions that propose a closer relationship between teacher / student, but that such actions are continuous, so that they become meaningful, as it would require a greater space of time to accomplish such but knowing the reality of families and their experiences enriches the exchange between family / school and gives a new meaning to learning and teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDaily lifept_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleVivências do cotidiano escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Jonas Anderson Simões das Neves-
dc.contributor.referee2Gonzaga, José Guilherme Franco-
dc.contributor.referee3Brito, Annie Mehes Maldonado-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão do curso de Educação do Campo - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa – campus- Dom Pedrito, tem como objetivo principal analisar os efeitos do acompanhamento escolar junto à família sobre o cotidiano escolar. O trabalho está estruturado da seguinte forma, introdução que traz um histórico da escola pesquisada, referencial teórico, o qual dialoga com autores acerca do cotidiano escolar, que de acordo com Garcia (2003) é um espaço complexo e merece um olhar multidisciplinar para dar conta de entender as transformações que nele acontecem a todo momento; metodologia foram realizadas observações na escola e visitas a algumas famílias, para conhecer a realidade das mesmas e perceber qual sua compreensão em relação à escola, assim como os efeitos destes acompanhamentos no ambiente escolar. Pode-se destacar como resultado mudanças significativas na socialização, na autonomia e segurança dos alunos na escola, fato que demonstra o quanto a mesma foi válida, pois criou u elo entre os atores sociais envolvidos. Diante da análise percebemos que a escola deve pensar estratégias como estudos e ações que proponham uma relação mais próxima entre professor/aluno, mas que tais ações sejam contínuas, para que se tornem significativas, assim como seria necessário um maior espaço de tempo para realizar tais acompanhamentos, no entanto conhecer a realidade das famílias e suas vivências enriquece a troca entre família/escola e dá um novo significado ao aprender e ensinar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SILVIA FERNANDA RODRIGUES VELOSO.pdfSILVIA FERNANDA RODRIGUES VELOSO 2019507.1 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???