???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4333
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Machado, Aniara Ribeiro-
dc.creatorLima, Antonio Carlos Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:28:24Z-
dc.date.available2019-03-20-
dc.date.available2019-08-20T14:28:24Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.identifier.citationLIMA, Antonio Carlos Ribeiro. Limites e possibilidades do trabalho docente nas escolas municipais do campo em Dom Pedrito - RS. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em Zootecnia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4333-
dc.description.abstractIn order that the different formative dimensions are contemplated and that the pedagogical work is articulated in the dimensions of knowledge with the practice of work, culture and social struggle, this article has as general objective to discuss and to problematize the limits and the possibilities of the teaching work in the schools of the field of Dom Pedrito RS; and by specific: to reflect on the teaching work, to discuss the teaching profession in the rural schools and to understand the role of the teacher in face of the limitations and challenges that he faces. The methodology used in this work was descriptive from the dialogue with five teachers from municipal schools in the countryside. The dialogue was guided by the concept of Field Education discussed by Roseli Caldart and the Teaching Work in Miguel Arroyo. From the answers stand out as to the limits, the climatic conditions, because when it rains the roads that already are in precarious conditions they are intrafegáveis damaging the progress of its works; as to the possibilities, it is evident the possibility of interdisciplinary work with the realization of projects involving the parents. The education of the field leads to rethinking the educational thinking itself, being that the schools of the municipality are rural and not of the field, since the teaching is not contextualized but rather urbanized, being far from the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectRural Schoolspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.titleLimites e possibilidades do trabalho docente nas escolas municipais do campo em Dom Pedrito - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Aniara Ribeiro-
dc.contributor.referee2Rosa, Cíntia Saydelles da-
dc.contributor.referee3Dias, Franciele Franco-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEm vista que as diferentes dimensões formativas sejam contempladas e que o trabalho pedagógico seja articulado nas dimensões do conhecimento com a prática do trabalho, cultura e luta social este artigo tem por objetivo geral discutir e problematizar os limites e as possibilidades do trabalho docente nas escolas do campo de Dom Pedrito RS; e por específicos: refletir sobre o trabalho docente, discutir a profissão docente nas escolas do campo e compreender o papel do professor frente ás limitações e desafios que enfrenta. A metodologia utilizada neste trabalho foi descritiva a partir do diálogo com cinco professoras de escolas municipais do campo. O diálogo foi orientado pelo conceito de Educação do Campo discutido por Roseli Caldart e o Trabalho Docente em Miguel Arroyo. A partir das respostas destacam-se quanto aos limites, às condições climáticas, pois quando chove as estradas que já se encontram em condições precárias ficam intrafegáveis prejudicando o andamento de seus trabalhos; quanto às possibilidades fico evidente a possibilidade do trabalho interdisciplinar com a realização de projetos que envolvem os pais. A educação do campo leva a repensar o próprio pensamento educacional, sendo que as escolas do município são rurais e não do campo, pois o ensino não é contextualizado e sim urbanizado, estando longe de ser do campo. Palavras-Chave: Trabalho docente, escolas do campo, educação do campopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Antonio Carlos Ribeiro Lima.pdfAntonio Carlos Ribeiro Lima 2019266.26 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???