???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4292
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Coutinho, Cadidja-
dc.creatorRodrigues, Juliana Martins-
dc.date.accessioned2019-08-15T16:13:22Z-
dc.date.available2019-07-12-
dc.date.available2019-08-15T16:13:22Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Juliana Martins. Alfabetização ecológica: uma abordagem para o ensino de ciências utilizando uma tecnologia educacional. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4292-
dc.description.abstractStudies point out that linking scientific concepts to technology, society and environmental education may represent an alternative for science education to become more effective. Therefore, the objective of this work is to associate the scientific language with the daily routine of the students of the 5th year of Elementary School in a public and municipal public school of Dom Pedrito / RS, and demonstrate through the application - SUSTENTABILIZANDO issues associated with consumption / waste of Water. For that, the methodological course is divided into stages, these being understood by: (i) Motivation and interest; (ii) Execution of the activity - application; (iii) Paper recycling workshop; and (iv) Reflections. In the first stage, a pre-test questionnaire was used and also a moment for students to interact with the application. As a task of this stage, students should note the daily consumption of water in personal and domestic hygiene activities. Already in the second stage were used the annotations brought by the students so that in the "water section" of the application, each one made the calculation of their daily water consumption. In the third stage, a practical strategy for paper recycling was presented, and soon after, in the fourth stage, the students' reflections on the subject under study were investigated through the post-test. The results show that participants recognize the term environment and the importance of water and have already participated in environmental actions. Its environmental initiatives are mainly concerned with the issue of waste. Regarding water consumption and waste, it was observed that after the annotations of the tasks of personal and domestic hygiene, and the calculation carried out through the application, the estimation of water consumption approached the reality and allowed the reflection on the use and waste of this natural resource.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectScientific educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectApppt_BR
dc.titleAlfabetização ecológica: uma abordagem para o ensino de ciências utilizando uma tecnologia educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Cadidja-
dc.contributor.referee2Ruppenthal, Raquel-
dc.contributor.referee3Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEstudos apontam que atrelar os conceitos científicos à Tecnologia, à Sociedade e à Educação Ambiental pode representar uma alternativa para que o ensino de Ciências se torne mais efetivo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo associar a linguagem científica com o cotidiano dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal e periférica de Dom Pedrito/RS, e demonstrar através do aplicativo – SUSTENTABILIZANDO questões associadas ao consumo/desperdício de água. Para tanto, o percurso metodológico está dividido em etapas, sendo estas compreendidas por: (i) Motivação e interesse; (ii) Execução da atividade - aplicativo; (iii) Oficina de reciclagem de papel; e (iv) Reflexões. Na primeira etapa, foi utilizado um questionário pré-teste e ainda um momento para interação dos alunos com o aplicativo. Como tarefa desta etapa, os alunos deveriam anotar o consumo diário de água em atividades de higiene pessoal e doméstica. Já na segunda etapa foram utilizadas as anotações trazidas pelos alunos para que na “seção água” do aplicativo, cada um fizesse o cálculo do seu consumo diário de água. Na terceira etapa foi apresentada uma estratégia prática para reciclagem de papel, e logo após, na quarta etapa, investigou-se através do pós-teste as reflexões dos alunos sobre o tema em estudo. Os resultados mostram que que os participantes reconhecem o termo meio ambiente e a importância da água e já participaram de ações ambientais. As suas iniciativas em prol do ambiente estão relacionadas principalmente a questão do lixo. Quanto ao consumo e desperdício de água, observou-se que após as anotações das tarefas de higiene pessoal e doméstica, e o cálculo realizado através do aplicativo, a estimativa de consumo de água se aproximou da realidade e permitiu a reflexão sobre o uso e desperdício deste recurso natural.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JULIANA MARTINS RODRIGUES.pdfJULIANA MARTINS RODRIGUES 2019870.69 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???