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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da SilvaPor
dc.creatorSilva, Luciane Bidinoto-
dc.date.accessioned2016-07-12T17:26:07Z-
dc.date.available2016-07-12T17:26:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/427-
dc.description.abstractO relatório crítico-reflexivo é resultado do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Goulart-São Borja. Na parte inicial, é apresentado o projeto diagnóstico, no qual verificamos a necessidade da Intervenção relacionada ao conselho escolar e ao projeto politico pedagógico como agentes mobilizadores da Gestão Democrática. Para que isso fosse possível, foi traçado um projeto de intervenção que instrumentalizou os membros do Conselho Escolar nos assuntos relacionados à Gestão Democrática, baseado em Luck (2011), PPP em Veiga (1998) e Conselho Escolar em Libâneo (2009 ) e Werle (2003). Como opção metodológica, foi utilizada a perspectiva de Michel Thiollent (1988) sobre pesquisa- ação como forma de ação coletiva que nasce da necessidade da resolução de problemas, com caráter social, ou seja, que além da participação, busca a resolução e a transformação da situação-problema. Como resultados, alcançamos a mobilização do Conselho Escolar no aprimoramento da Gestão Democrática, pois os conselheiros conseguiram ser a voz de seus representados dentro do processo de intervenção.pt_BR
dc.description.abstractEl informe crítico reflexivo es el resultado del proyecto de intervención desarrollado en la Escuela Estatal de Educación Primaria Goulart-San Borja. En la primera parte se presenta el proyecto de diagnóstico, donde hubo la necesidad de intervención en relación con la junta escolar y el proyecto político pedagógico como agentes de la Gestión Democrática movilización. Para hacer esto posible, fue trazado un proyecto de intervención que instrumentaliza a los miembros de la Junta Escolar en asuntos relacionados con basedos gestión democrática en Luck (2011), PPP en Veiga (1998) y de la Junta Escolar en Libâneo (2009) y Werle (2003 ). Como opción metodológica se utilizó la perspectiva de Michel Thiollent (1988) sobre la investigación-acción como una forma de acción colectiva que nace de la necesidad de resolver problemas con carácter social, es decir, además de la participación buscar la resolución y la transformación de situación-problema. Los resultados obtenidos para movilizar a la Junta Escolar en la mejora de la gestión democrática, ya que los directores fueron capaces de ser la voz de sus electores en el proceso de intervención.Spa
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampa-
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselhos Escolarespt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.titleConselho escolar e projeto político pedagógico : percepções iniciais de mobilização coletiva da gestão democrática na EEEF João Goulart - São Borja.pt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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Luciane Bidinoto Silva.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado2.19 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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