Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Fladimir Fernandes dos-
dc.creatorMarques, Paulo Ricardo Fiuza-
dc.date.accessioned2019-08-06T22:53:53Z-
dc.date.available2019-08-06T22:53:53Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.identifier.citationMARQUES, Paulo Ricardo Fiuza. Análise da viabilidade econômica da implantação de tecnologia LED na iluminação interna de uma escola pública. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 101p. 2019. Monografia (Especialização em Engenharia Econômica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4215-
dc.description.abstractSince the 2000s, LED technology has been gaining ground in the indoor lighting sector of diverse environments, including schools. It has many benefits compared to the technologies used today, but its initial investment is still quite high. However, through economic analysis, generally, it is possible to make feasible the use of this technology. This paper presents an economic evaluation of the implantation of 18 W tubular LED lamps (LLTs) in place of 36 W tubular fluorescent lamps (LFTs) in a case study. The site chosen for the analysis was the EEEM Dr. Romário, located in the city of Alegrete / RS. This school is a beneficiary of the State Program for the Modernization of Electrical Installations in Public Schools, executed by SOP do RS. The analysis is divided into two cases, Case I discusses the feasibility of two alternatives, one with the replacement of new fluorescent lamps and the other with replacement with LED lamps, the current system uses tubular fluorescent lamps. In this case, the SINAPI data base of dec/2018 is used, and the costs of the civil construction components involved in the study are collected. In Case II, there is the feasibility of investing in the replacement of the current system of lighting by LED lamps. The labor costs and the components that make up an LED luminaire in Case II were obtained from the SGO 2018, used by the 10th CROP of the 4th region. It was possible to develop the research using a scientific methodology of economic analysis. Allowing that the goals sought in the project can be achieved with the proposed tools, mathematically, than with luck itself. Therefore, the present work aims to demonstrate the economic consequences, on the economic feasibility of an energy efficiency project in the illumination of a public school. Validating a calculation methodology for surveying the costs involved in the economic project. Therefore, the monetary return of the investment in the replacement of LFT by LLT is favorable, in both cases. Retrofit by LED bulbs boasts economical positive viability. Case I returns in 5 years and 2 months, and Case II in 7 years and 9 months, according to the discounted payback. The other analysis tools used also reached their respective evaluation criteria, with the NPV and the VAUE positive, and the IRR greater than the 8% TMA applied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia econômicapt_BR
dc.subjectEficiência Energéticapt_BR
dc.subjectIluminaçãopt_BR
dc.subjectEconomic engineeringpt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectLightingpt_BR
dc.titleAnálise da viabilidade econômica da implantação de tecnologia LED na iluminação interna de uma escola públicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Engenharia Econômica - 3ª ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA partir dos anos 2000, a tecnologia LED vem ganhando espaço no setor de iluminação interna de ambientes diversos, inclusive escolas. Apresenta inúmeros benefícios em relação às tecnologias utilizadas atualmente, porém, seu investimento inicial ainda é bastante alto. Contudo, mediante análise econômica, geralmente, possibilita-se a viabilização da utilização dessa tecnologia. Apresenta-se no presente trabalho, uma avaliação econômica da implantação de lâmpadas de LED tubulares (LLTs) 18 W no lugar de lâmpadas fluorescentes tubulares (LFTs) 36 W, em um estudo de caso. O local escolhido à análise foi a EEEM Dr. Romário, situada no município de Alegrete/RS. Essa escola é beneficiária do Programa Estadual de Modernização das Instalações Elétricas em Escolas Públicas, executado pela SOP do RS. Divide-se a análise em dois casos, o Caso I aborda a viabilidade de duas alternativas, uma com a reposição de novas lâmpadas fluorescentes e a outra com a substituição por lâmpadas de LED, o sistema atual utiliza lâmpadas fluorescentes tubulares. Utiliza-se, neste caso, a base de dados do SINAPI desonerado de dez/2018, coletando-se os custos com os componentes da construção civil, envolvidos no estudo. No Caso II, verifica-se a viabilidade de investimento na substituição do sistema atual de iluminação por lâmpadas de LED. Os custos da mão de obra e dos componentes que compõem uma luminária LED no Caso II foram obtidos do SGO 2018, utilizado pela 10ª CROP da 4ª região. Possibilitou-se o desenvolvimento da pesquisa mediante utilização de uma metodologia científica da análise econômica. Permitindo-se que os objetivos almejados no projeto, possam ser alcançados com as ferramentas propostas, matematicamente, do que com a própria sorte. Logo, o presente trabalho objetiva demonstrar as consequências econômicas, sobre a viabilidade econômica de um projeto de eficiência energética na iluminação de uma escola pública. Validando-se de uma metodologia de cálculos para levantamento dos custos envolvidos no projeto econômico. Assim sendo, o retorno monetário do investimento na substituição de LFT por LLT é favorável, em ambos os casos. O retrofit por lâmpadas de LED ostenta-se com viabilidade econômica positiva. O Caso I apresenta retorno em 5 anos e 2 meses, e o Caso II, em 7 anos e 9 meses, de acordo com o payback descontado. As demais ferramentas de análise utilizadas, também atingiram os seus respectivos critérios de avaliação, com o VPL e o VAUE positivos e, a TIR maior que a TMA de 8% aplicada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Engenharia Econômica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Ricardo Fiuza Marques- 2019.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.