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dc.contributor.advisor1Pereira, João Antônio Gomes-
dc.creatorBruneli, Carla Escobar-
dc.date.accessioned2019-07-15T13:10:49Z-
dc.date.available2019-07-15T13:10:49Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.citationBRUNELI, Carla Escobar. Comunicação interna nas empresas juniores: estudo das estratégias de comunicação da Objetiva Júnior do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria/RS. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4125-
dc.description.abstractWith technological advances the companies, in general, has searching strategies to make the organizational environment more attractive for your internal public and promote an effective communication.For this reason, the internal communication have strongly influenced the organization, which in turn, are embedded in a globalized context, Dynamic and competitive. In this sense our research has intention to understand how the internal communication works in a junior company and your advantage to the same, Linked at this we have as target to verify which strategies of internal communication can contribute for a junior company achieve the organizational goals.As methodological path, we start from the bibliographic research with the development of exploratory research, with a qualitative-quantitative approach, our data collection was divided into three stages, first one observatory, after applying an interview with two directors of the company, our last stage were the questionnaires, one designed for leadership and the other to production members, the first questionnaire had five respondents and the second with twenty-two respondents. In between the main results are possible conclude that internal communication is already seen as a strategic tool and that an organized working environment integrate and encourages the team, is perceived that electronic means stand out when the question is usability, channels such as e-mail and social network are the most used,in them the members become participatory and knowledge about the team makes it easy to plan communication,About everything seek to be transparent with who works in the company only has to aggregate, Noting that these results are important for organizational purposes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.titleComunicação interna nas empresas juniores: estudo das estratégias de comunicação da Objetiva Júnior do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583535073145338pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoCom os avanços tecnológicos as empresas, em geral, têm buscado estratégias para tornar o ambiente organizacional mais atrativo para o seu público interno e promover uma comunicação eficaz. Por esse motivo, a comunicação interna tem influenciado fortemente as organizações, que por sua vez, estão inseridas em um contexto globalizado, dinâmico e competitivo. Nesse sentido nossa pesquisa tem o intuito de entender como a comunicação interna funciona em uma empresa júnior e quais suas vantagens para a mesma, atrelado a isso temos como objetivo constatar quais as estratégias de comunicação interna podem contribuir para uma Empresa Júnior alcançar os objetivos organizacionais. Como caminho metodológico, partimos da pesquisa bibliográfica com o desenvolvimento de pesquisa exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa, nossa coleta de dados foi dividida em três etapas, primeiramente observátoria, após aplicamos uma entrevista com dois diretores da empresa e nossa última etapa foram os questionários, um destinado a gestão e outro aos membros da produção, o primeiro questionário contou com 5 respondentes e o segundo com 22 respondentes. Entre os principais resultados é possível concluir que a comunicação interna já é vista como um instrumento estratégico e que em um ambiente de trabalho organizado integra e estimula a equipe, percebe-se que meios eletrônicos se destacam quando o quesito é usabilidade, canais como e-mail e redes sociais são os mais utilizados, neles os integrantes se tornam participativos e conhecimento sobre a equipe facilita na hora de planejar a comunicação, e há busca de ser transparente com quem trabalha na empresa só tem a agregar, constatando que esses resultados são importantes para fins organizacionais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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