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dc.contributor.advisor1Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.creatorKellner, Vitor José Martins-
dc.date.accessioned2019-07-03T16:39:29Z-
dc.date.available2019-07-03T16:39:29Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationKELLNER, Vitor José Martins. A atuação das franquias de jornalismo esportivo nas mídias sociais digitais: análise da revista Placar, da Rádio Grenal e do Esporte Interativo. 2017. 109 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4098-
dc.description.abstractThis research studies the performance of the sports journalism franchises, focused on soccer coverage, in digital social media (CARVALHO, 2010). The general objective is to ivestigate the possible transformations of the classic journalistic genres of newspaper journalism in digital social medias of sports journalism franchises. In order to achieve this purpose, in chapters one and two, we have done the theoretical review about the researched theme, with the concepts of sports journalism, convergence culture, journalistic convergence and digital social medias. The empirical research, at first, was realized by exploratory observation (GIL, 2007) of nine franchises originating from traditional media (radio, television and newspaper). From this stage, three franchises with singular performances were chosen, wich were submitted to content analysis (BARDIN, 2016). They are the Esporte Interativo, the Revista Placar and the Rádio Grenal. The content analysis have found changes in the journalistic genres of sports journalism franchises in digital social medias, mainly to the presence of hybrid posts. Quantitatively, it have been demostrated that most of the publications analyzed in this study belongs to the informative genre. Qualitatively, it have been observed that, although the journalistic characteristics were predominant, the posts also present features derived from publicity. Thus, it have been concluded that the hybridization of languages were common in the digital social medias franchises of sports journalism focused on soccer coverage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectMídia Digitalpt_BR
dc.subjectSports journalismpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.titleA atuação das franquias de jornalismo esportivo nas mídias sociais digitais: análise da revista Placar, da Rádio Grenal e do Esporte Interativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2419255989838719pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.contributor.referee1Bonito, Marco Antonio-
dc.contributor.referee2Giacomelli, Fábio Ozorio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9115447262087594pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9988056850072089pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda a atuação das franquias de jornalismo esportivo, focadas na cobertura de futebol, nas mídias sociais digitais (CARVALHO, 2010). O objetivo geral é investigar as possíveis transformações dos gêneros jornalísticos clássicos do jornalismo impresso nas mídias sociais digitais das franquias jornalísticas esportivas. Para que se cumpra tal finalidade, nos capítulos um e dois, realizou-se a revisão teórica acerca do tema trabalhado, com os conceitos de jornalismo esportivo, gêneros jornalísticos, cultura da convergência, convergência jornalística e mídias sociais digitais. A pesquisa empírica, em um primeiro momento, foi realizada através de observação exploratória (GIL, 2007) de nove franquias oriundas de meios de comunicação tradicionais (rádio, televisão e impresso). A partir dessa etapa, foram elencadas três franquias com atuações singulares, que passaram pela análise de conteúdo (BARDIN, 2016). São elas o Esporte Interativo, a Revista Placar e a Rádio Grenal. A análise de conteúdo apontou transformações dos gêneros jornalísticos das franquias de jornalismo esportivo nas mídias sociais digitais, principalmente através da presença de posts híbridos. Quantitativamente, demonstrou-se que grande parte das publicações analisadas neste trabalho pertencem ao gênero informativo. Qualitativamente, observou-se que, apesar das características jornalísticas serem predominantes, os posts também apresentam traços oriundos da publicidade. Dessa forma, concluiu-se que a hibridização de linguagens é comum nas mídias sociais digitais de franquias de jornalismo esportivo focadas na cobertura de futebol.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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