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dc.contributor.advisor1Silva, Jocenir de Oliveira-
dc.creatorGarcia, Sandrine de Canes-
dc.date.accessioned2019-06-05T12:18:18Z-
dc.date.available2019-06-05T12:18:18Z-
dc.date.issued2015-02-02-
dc.identifier.citationGARCIA, Sandrine de Canes. Condições de vida das pessoas com deficiência no meio rural. 2015. 90 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4013-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work seeks to uncover how the living conditions are of persons with disabilities residing in countryside areas of São Borja, by meeting the public social policies of health, education and social assistance. Data collection and the literature suggest some of the current situation of people with disabilities as well as the historical influences interlaced in this process. The inclusion of persons with disabilities is a perspective that is bringing many challenges to society, and it is for professionals involved in the implementation of public policies, guide the company in the transformation of its concepts and actions. In the case of person with disabilities living in the countryside, has a reality permeated by two historical exclusions, the stigma of disability and territorial social inequality. In the current economic situation in the country, in other words, the Capitalist System has the State as a regulator of relations between dominant, so the importance of Service Social is inserted into the planning and execution of public social policies, seeking coping of the expressions of the Social Question. Underlines that several situations of exclusion and segregation that people with disabilities face of the countryside are hidden by the lack of access to acquired rights. However, also show positive points and advances, the very membership is inclusion manner, access to the regular school and others, already characterized as advances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectPopulação ruralpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.titleCondições de vida das pessoas com deficiência no meio ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4922416912595816pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839632655955381pt_BR
dc.contributor.referee1Pedersen, Jaina Raqueli-
dc.contributor.referee2Berwig, Solange Emilene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2432723992234220pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603615490605090pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso procura desvendar como estão as condições de vida das pessoas com deficiência que residem no meio rural de São Borja, através do atendimento das políticas sociais públicas de saúde, educação e assistência social. A coleta de dados e a pesquisa bibliográfica apontam um pouco da realidade atual das pessoas com deficiência, bem como as influências históricas entrelaçadas neste processo. Inclusão social é uma perspectiva que está trazendo muitos desafios para a sociedade, e cabe aos profissionais que atuam na implantação das políticas públicas, orientarem a sociedade na transformação dos seus conceitos e ações. Ao se tratar das pessoas com deficiência que residem no espaço rural, se tem uma realidade permeada por duas exclusões históricas, o estigma da deficiência e a desigualdade sócio-territorial. Na atual conjuntura econômica do país, ou seja, o sistema capitalista tem o Estado como um regulador das relações entre dominantes e dominados, portanto a importância do Serviço Social estar inserido na execução e planejamento das políticas sociais públicas, buscando o enfrentamento das expressões da Questão Social. Salienta-se que diversas situações de exclusão e segregação que as pessoas com deficiência do meio rural enfrentam estão encobertas pela falta de acesso a direitos adquiridos. Todavia também se evidencia pontos positivos e avanços, a própria adesão à perspectiva de inclusão já se caracteriza como um avanço, o acesso à escola regular e outros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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