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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.creatorCosta, Elisangela Luz da-
dc.date.accessioned2019-05-31T17:35:31Z-
dc.date.available2019-05-30-
dc.date.available2019-05-31T17:35:31Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Elisangela Luz da. Desenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestório.340 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4008-
dc.description.abstractThis work presents a didactic sequence for Science Education created using Universal Design for Learning (UDL) - a practical and theoretical framework that proposes the organizing of pedagogical practices that are accessible and promote learning for all students. This framework is organized in three main principles, as follows: provide multiple ways of Representation (the "what" of learning), provide multiple means of action and expression (the "how" of learning) and provide multiple means of self development (the "why" of learning). The study was conducted through a pedagogical intervention research that sought to plan, implement and evaluate the proposal using the principles of UDL, approaching the subject of the digestive system to an eighth grade class in Middle School, identifying contributions and limitations of the framework in the construction of the subject's scientific concepts. The Didactic Sequence was planned for students with varied cognitive styles and deficiencies, including deafness and intelectual deficiency. Each principle was approached with varied activities. The evaluation took place throughout whole process as verification lists and qualitative assessment tools were used. The data of the investigation were collected using instruments such as observation, multiple choice questions, field diary and documental analysis, and analyzed through subject analysis. The study proved that the principles of UDL can aid Science Education and its strategies were very important for the students' construction of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectUniversal design for learningpt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.contributor.referee2Alves, Elenilson Freitas-
dc.contributor.referee3Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Ciências construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL) - pressuposto teórico-metodológico que propõe a organização de práticas pedagógicas acessíveis e propulsoras de aprendizagem para todos os alunos. O UDL é uma abordagem educacional que objetiva o sucesso dos processos educativos a partir da construção de currículos flexíveis. Este pressuposto está organizado em três grandes princípios, sendo eles: Proporcionar modos múltiplos de Representação (o “quê” da aprendizagem), Proporcionar modos múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem) e Proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que buscou planejar, implementar e avaliar essa proposta a partir dos princípios do UDL, sobre a temática do sistema digestório, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, identificando contribuições e limitações deste pressuposto na construção dos conceitos científicos abordados. A Sequência Didática foi planejada para alunos com diferentes estilos cognitivos e deficiências, incluindo alunas com Déficit intelectual e surda. Cada princípio foi atendido na sua proposição com atividades variadas. A avaliação foi feita durante todo o processo e foram utilizadas listas de verificação e instrumentos de avaliação qualitativos. Os dados da investigação foram coletados por instrumentos como observação, questionário de múltipla escolha, diário de campo e análise documental e analisados por meio de análise de conteúdo. O estudo comprovou que os princípios do UDL podem apoiar o Ensino de Ciências, suas estratégias foram muito importantes para a construção da aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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