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dc.contributor.advisor1Cassanego Junior, Paulo Vanderlei-
dc.creatorSouza, Jaqueline Souza de-
dc.date.accessioned2019-05-06T20:04:47Z-
dc.date.available2019-05-06T20:04:47Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Jaqueline Souza de. A sustentabilidade nos planos de desenvolvimento institucional de instituições de ensino superior: teoria e prática em um estudo de caso. Dissertação apresentada ao Mestrado em Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3954-
dc.description.abstractThis study aimed to identify how sustainability is present in the Institutional Development Plans (IDP), identifying their dimensions, actions and results, and analyze the projects regarding their application in theory and practice. The qualitative research had as units of analysis two institutions that present Environmental Management System - EMS. The first step consisted of collecting data from a documentary study, in which information about the IDP published on the Higher Education Institutions - HEI sites and on primary, such as interviews with 14 managers, who directly work / worked on the planning, execution and maintenance of the IDP. In the second stage, a qualitative study was carried out through the technique of content analysis to the data obtained, through documents, interviews and observation. The main evidences indicated that the two HEI have the updated PDI, as established by Brazilian legislation. The two HEI analyzed have the environmental, economic and social dimensions presented in the IDP, standing out as the main ones. As for the actions developed within HEIs, the results of the two are positive. However, one of the HEI analyzed is not completely aligned between projects and practices, while the other shows more development between goals and results. The alignment of strategic planning with the IDP was understood, including consensus on the creation of strategies and guidelines. In general terms, it has been verified that sustainability has been treated in the PDI in a still slow way, however seeking to meet the objectives of the National Education Plan and the policies of the Ministry of Education, with a focus on teaching, research and extension.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPDIpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectStrategic Planningpt_BR
dc.subjectIDPpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleA sustentabilidade nos planos de desenvolvimento institucional de instituições de ensino superior: teoria e prática em um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeSustainability in the institutional development plans of higher education institutions: theory and practice in a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0483237778422508pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581727785609073pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Ricardo Ribeiro-
dc.contributor.referee2Patias, Tiago Zardini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4374388776612390pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779279236738059pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar como a sustentabilidade está presente nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando suas dimensões, as ações e resultados, e analisar os projetos quanto a sua aplicação na teoria e prática. A pesquisa qualitativa teve como unidades de análise duas instituições que apresentam Sistema de Gestão Ambiental - SGA. A primeira etapa consistiu na coleta de dados de um estudo documental, no qual foram observadas informações sobre o PDI divulgadas nos sites das Instituições de Ensino Superior - IES e de dados primários, como entrevistas aos 14 gestores, que de forma direta trabalham/trabalharam no planejamento, execução e manutenção do PDI. Na segunda etapa procedeu-se a um estudo qualitativo por meio da técnica de análise de conteúdo, aos dados obtidos em documentos, entrevistas e observação. As principais evidências apontaram que as duas IES possuem o PDI atualizado, conforme estabelece legislação brasileira. As duas IES analisadas possuem as dimensões ambiental, econômica e social presentes no PDI. Quanto às ações desenvolvidas dentro das IES, elas são positivas. Porém, uma das IES analisada, não está completamente alinhada entre projetos e práticas, enquanto a outra, apresenta desenvolvimento entre as metas e resultados. Percebeu-se o alinhamento do planejamento estratégico com o PDI, inclusive no consenso da criação das estratégias e diretrizes. Em linhas gerais, verificou-se que a sustentabilidade vem sendo tratada no PDI de modo ainda lento, porém buscando atender aos objetivos do Plano Nacional de Educação - PNE e das políticas do Ministério da Educação - MEC, com foco no ensino, pesquisa e extensão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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Jaqueline Souza de Souza - 2019.pdf4.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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