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dc.contributor.advisor1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.creatorFernandes, Fabio Frá-
dc.date.accessioned2019-04-05T11:32:23Z-
dc.date.available2019-04-05T11:32:23Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationFERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900-
dc.description.abstractBy naming the Fab Labs (Fabrication Laboratory) as creative industry environments, this dissertation aims to identify how communication integrates into these environments. Its main purpose is the Fab Labs domiciled in the state of Rio Grande do Sul and enrolled in the Fab Foundation. International Foundation that regulates the functioning of this laboratory model. The specific objectives are to approach concepts about communication and creative industry, to investigate the relationship between them, to describe the communication processes, to map the techniques and instruments, and to identify the presence of communication professionals in creative industry environments. It is configured as a qualitative research, of applied nature and with an exploratory objective. Its execution occurs through the triangulation of a bibliographical survey, documentary analysis and interviews with observation. The analysis of the information is done through the theoretical approach on mediatization proposed by Sodré (2009), for understand the forms of communication, linkage and cognition of the communication processes in the creative industry environments in the form of Fab Lab. With the research is perceived that the communicative process, based on strategies, organizational models and traditional media, are still incipient in Fab Labs, as well as the presence of professionals or agencies specialized in communication. Communication actions are carried out based on the experience and knowledge of management teams and users. That is, the communication practice is intuitive, with individuals seeking other ways to establish and maintain relationships, inform and publicize activities and projects, appropriating other technological products to constitute their media. This scenario is made possible by the strong mediatization of society, which reorganizes communication flows and processes, a phenomenon that changes the way individuals relate, communicate and work, a scenario is reproduced in the Fab Labs universe. With the accomplishment of the research, it is understood that the communication integrates itself to the environments of the creative industry through mediatization, through the practices of placement, linkage and cognition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectCultural Policypt_BR
dc.titleComunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9428497716148976pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Tiago Costa-
dc.contributor.referee2Silveira, Ada Cristina Machado-
dc.contributor.referee3Correa, Rodrigo Stéfani-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6141491273364797pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962895520743039pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoAo nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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