???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3869
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Benetti, Luciana Borba-
dc.creatorNapp, Scarlatt Vitória-
dc.date.accessioned2019-03-27T13:35:49Z-
dc.date.available2017-12-
dc.date.available2019-03-27T13:35:49Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationNAPP. Scarlatt Vitória . Educação ambiental como tema transversal nas escolas . 42 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel. São Gabriel. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3869-
dc.description.abstractTransversity is when different disciplines relate their contents to deepen knowledge and bring dynamics to teaching. The relation between disciplinary contents is the basis for a more interesting teaching, where one subject helps the other. The present study presents a transversal strategy, involving the Environment theme, in the Portuguese course in the 1st grade from highschool, class 201, which was applied at the Escola Estudual de Ensino Médio João Pedro Nunes, located in the municipality of São Gabriel/RS. Topics such as: relationship between man and the environment, ways of protecting the environment, deforestation, recycling, renewable energies, ecosystems, global warming, environmental protection, ozone layer, ewaste, citizenship, awareness, flora, fauna, sustainability, biodiversity, humanity, society, nature, ecology and pollution. The methodology developed was based on the practice of thematic projects, which provided an understanding of the multiplicity of aspects that make up the reality, since it allows the articulation of contributions from several fields of knowledge. One of the important results of this work was to awaken in the students an environmental awareness and promote a more meaningful learning, which was evidenced in the interaction with them during the lessons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectRelação homem-naturezapt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameterspt_BR
dc.subjectMan-nature relationshippt_BR
dc.titleEducação ambiental como tema transversal nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790071Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Stefenon, Valdir Marcos-
dc.contributor.referee2Moraes , Beatriz Stoll-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773778T5pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoA transversalidade é quando diferentes disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra. O presente estudo apresenta uma estratégia transversal, envolvendo o tema Meio Ambiente, na disciplina de Português do 1º ano, turma 201, do Ensino Médio a qual foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, localizada no município de São Gabriel/RS. Foram abordados temas como: relação do homem com o meio ambiente, formas de proteção do meio ambiente, desmatamento, reciclagem, energias renováveis, ecossistemas, aquecimento global, preservação do meio ambiente, camada de ozônio, lixo eletrônico, cidadania, conscientização, flora, fauna, sustentabilidade, biodiversidade, humanidade, sociedade, natureza, ecologia e poluição. A metodologia desenvolvida foi a partir da prática de projetos temáticos, que proporcionaram uma compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o de despertar nos alunos uma consciência ambiental e promover uma aprendizagem mais significativa, o que ficou evidenciado na interação com os mesmos no decorrer das aulas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Gabrielpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Biológicas - Bacharelado

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Educação ambiental como tema transversal nas escolas .pdf1.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???