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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.creatorBianchi, Virna Renata Vezzosi-
dc.date.accessioned2019-03-14T13:29:26Z-
dc.date.available2019-03-14T13:29:26Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationBIANCHI, Virna Renata Vezzosi. Comunicação pública e opinião pública: a análise da campanha da reforma da previdência de 2017. 2018. 81 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3810-
dc.description.abstractThe present work consists of a content analysis of the audiovisual pieces that composed the campaign of the Social Security reform of 2017, through the official government channel on Youtube. The main objective of the research was: To analyze the contents and speeches used in the audiovisual advertisements of the Social Security reform campaign, published in 2017. With specific objectives: To discuss the concepts of public communication and public opinion; Map the pieces of the Social Security reform campaign; Identify and understand what communication strategies were used in the Campaign, through videos broadcast on the Government Channel. As a way to develop the proposed problem: What is brought content in the audiovisual advertisements by the Federal Government to promote the Social Security reform. In order to carry out this research, the methodology of content analysis was used, followed by the three research phases proposed by Bardin (2009), which are the pre-analysis, material exploration and treatment of results, inference and interpretation, in the 25 videos that form the object of this study. A more in-depth analysis of the contents was obtained, and it was possible to understand how the Government used the campaign to inform the citizen about the Pension Reform Proposal. However, despite the great investments that were made for the promotion, the Campaign did not have the success and the fact of being understood by itself to deal with a subject of public interest, so many people already had a formed opinion on the subject, the which made it difficult to convince through advertisements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Opinião públicapt_BR
dc.subjectPrevidência socialpt_BR
dc.subjectReforma administrativapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMass Communication - Public opinionpt_BR
dc.subjectSocial Securitypt_BR
dc.titleComunicação pública e opinião pública: a análise da campanha da reforma da previdência de 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8303795587030631pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Larissa Conceição dos-
dc.contributor.referee2Rhoden, Valmor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3992717755933028pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma análise de conteúdo das peças audiovisuais que compuseram a campanha da reforma da Previdência de 2017, através do canal oficial do Governo no Youtube. A pesquisa teve como objetivo geral: Analisar os conteúdos e os discursos utilizados nas propagandas audiovisuais da campanha da reforma da Previdência, veiculadas em 2017. Tendo como objetivos específicos: Discutir os conceitos de comunicação pública e opinião pública; Mapear as peças da campanha da reforma da Previdência; Identificar e compreender quais estratégias de comunicação foram utilizadas na Campanha, através dos vídeos veiculados no Canal do Governo. Como forma de desenvolver a problemática proposta: O que é trazido de conteúdo nas propagandas audiovisuais pelo Governo Federal para promover a reforma da Previdência. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado a metodologia de análise de conteúdo, seguindo-se as três fases de investigação, propostas por Bardin (2009), que são a pré-análise, a exploração do material e tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação, nos 25 vídeos que formam o objeto desse estudo. Chegou-se a uma análise mais aprofundada dos conteúdos, podendo-se compreender como o Governo utilizou da campanha para informar o cidadão sobre a Proposta da reforma da Previdência. Porém, apesar de grandes investimentos que foram feitos para promove-la, o Campanha não teve êxito e esse fato pode ser compreendido por se tratar de um tema de interesse público, sendo assim muitas pessoas já possuíam uma opinião formada sobre o assunto, o que dificultou o convencimento através das propagandas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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