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dc.contributor.advisor1Nascimento, Flávio Augusto Lira-
dc.creatorAyang, Lidiane Pereira-
dc.date.accessioned2019-02-20T11:54:38Z-
dc.date.available2019-02-20T11:54:38Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationAYANG, Lidiane Pereira. Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011). Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Relações Internacionais. Santana do Livramento: Unipampa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3766-
dc.description.abstractThe aim of this monography is to analyse the period between 2001 and 2011 and how the 2012 movie “Zero Dark Thirty” helps to create a negative image of Osama Bin Laden in order to legitimize the War on Terror. After the attacks of September 11th, singed by Al-Qaeda, the United States of America started a Preventive War against International Terrorism. The terrorist threat, so far distant, became a major concern to North American citizens, whom initially gave all support to the Bush Doctrine and its War on Terror, launched by George W. Bush’s administration. As a conflict symbol there is the creation of Osama Bin Laden as the number one enemy of the nation and the West World as well. In this scenario, Osama’s capture becomes a priority to the government during the period mentioned above. As a result, Hollywood’s productions, which have been used for several times as a political and ideological tool by the United States, incorporate this image of a terrorist enemy to be defeated. Therefore, through the concept of soft power, this research uses the creation of the terrorist enemy, especially over Osama Bin Laden, as its main purpose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectOsama Bin Ladenpt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectGuerra ao Terrorpt_BR
dc.subjectUnited States of Americapt_BR
dc.subjectWar on Terrorpt_BR
dc.titleCinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)pt_BR
dc.title.alternativeCinema and International Relations: An Analysis of the Movie "The Darkest Hour" as an American Soft Power Tool for the War on Terror (2001-2011)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5604522960894185pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432133905085765pt_BR
dc.contributor.referee1Bento, Fábio Régio-
dc.contributor.referee2Costa, Renato José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147542129499962pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1028324368480940pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar como o filme ‘‘A Hora Mais Escura’’, lançado em 2012, constrói a imagem de Osama Bin Laden, como legitimador da Guerra ao Terror, entre o período de 2001 a 2011. Após os atentados terroristas de 11 de setembro, de autoria da Organização Terrorista Al-Qaeda, os Estados Unidos, iniciam uma Guerra Preventiva contra o Terrorismo Internacional. A ameaça terrorista, que até então parecia algo distante, torna-se a maior preocupação da população norte-americana, que inicialmente apoia a Doutrina Bush e a Guerra ao Terror, lançadas pelo governo de George W. Bush. Como símbolo do conflito, cria-se a imagem de Osama Bin Laden, como inimigo número um dos Estados Unidos e do mundo Ocidental, onde a sua captura se torna uma das principais bandeiras levantadas durante este período. Por consequência, o cinema hollywoodiano, que em inúmeras ocasiões fora utilizado como ferramenta política e ideológica pelos Estados Unidos, incorpora em suas produções a imagem do inimigo terrorista. Neste sentido, através dos estudos de soft power, esta pesquisa analisa como o cinema, cria a imagem do inimigo terrorista, tendo a construção da figura de Osama Bin Laden em filmes hollywoodianos como objeto de referência para esta análise.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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