???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3749
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bica, Alessandro Carvalho | - |
dc.creator | Michelotti, Daiane Ventorini Pohlmann | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T14:43:33Z | - |
dc.date.available | 2019-02-12 | - |
dc.date.available | 2019-02-12T14:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.citation | MICHELOTTI, Daiane Ventorini Pohlmann. A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade. 99 f.: il. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3749 | - |
dc.description.abstract | La presente pesquisa investiga en que medida la lectura de los diversos géneros discursivos, como herramientas pedagógicas, contribuye para la emancipación del sujeto del campo a través de una Unidad Didáctica cuya temática está comprometida con los sujetos envueltos en el proceso. A través de una metodología centrada en la pesquisa-acción son descriptas y analisadas las actividades desarrolladas con un grupo de 6º año de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Ernesto José Anonni ubicada en la ciudad de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin que conceptúa los géneros discursivos, Caldart que direcciona una nueva mirada sobre la Educación del Campo y Freire en lo que se refiere a una enseñanza direccionada para la emancipación de los sujetos. Además buscamos lo que postulan las políticas públicas relacionadas a la asignatura de Lengua Portuguesa, además de autores que convergen para la conclusión de la importancia de la lectura y trabajo mediado por el profesor a través de varios géneros discursivos, sin jerarquía, con la temática de la vida del campo direccionada a los objetivos de desarrollar el sentimiento de pertenencia y consecuente emancipación de los sujetos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Lectura | pt_BR |
dc.subject | Géneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Educación del campo | pt_BR |
dc.title | A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bica, Alessandro Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Camargos , Moacir Lopes de | - |
dc.contributor.referee3 | Manke, Lisiane | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Linguas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga em que medida a leitura dos diversos gêneros discursivos, como ferramentas pedagógicas, contribui para a emancipação do sujeito do campo, através de uma Unidade Didática cuja temática está comprometida com os sujeitos envolvidos no processo. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com um grupo de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto José Anonni, localizada no município de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin, que conceitua os gêneros discursivos, Caldart, que direciona um novo olhar sobre a Educação do Campo, e Freire, no que se refere a um ensino voltado para a emancipação dos sujeitos. Além disso, buscamos o que postulam as políticas públicas com relação à disciplina de Língua Portuguesa, além de autores que convergem para a conclusão da importância da leitura e trabalho mediado pelo professor, através de variados gêneros discursivos, sem hierarquias. Estes gêneros abordam a temática da vida no campo voltada aos objetivos de desenvolver o sentimento de pertencimento e consequente emancipação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Ensino de Línguas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dis Daiane Michelotti 2018.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? | |
Prod Edu Daiane Michelotti 2018.pdf | 6.45 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???