???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3749
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorMichelotti, Daiane Ventorini Pohlmann-
dc.date.accessioned2019-02-12T14:43:33Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-12T14:43:33Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.citationMICHELOTTI, Daiane Ventorini Pohlmann. A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade. 99 f.: il. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3749-
dc.description.abstractLa presente pesquisa investiga en que medida la lectura de los diversos géneros discursivos, como herramientas pedagógicas, contribuye para la emancipación del sujeto del campo a través de una Unidad Didáctica cuya temática está comprometida con los sujetos envueltos en el proceso. A través de una metodología centrada en la pesquisa-acción son descriptas y analisadas las actividades desarrolladas con un grupo de 6º año de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Ernesto José Anonni ubicada en la ciudad de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin que conceptúa los géneros discursivos, Caldart que direcciona una nueva mirada sobre la Educación del Campo y Freire en lo que se refiere a una enseñanza direccionada para la emancipación de los sujetos. Además buscamos lo que postulan las políticas públicas relacionadas a la asignatura de Lengua Portuguesa, además de autores que convergen para la conclusión de la importancia de la lectura y trabajo mediado por el profesor a través de varios géneros discursivos, sin jerarquía, con la temática de la vida del campo direccionada a los objetivos de desarrollar el sentimiento de pertenencia y consecuente emancipación de los sujetos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectGéneros discursivospt_BR
dc.subjectEducación del campopt_BR
dc.titleA leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee2Camargos , Moacir Lopes de-
dc.contributor.referee3Manke, Lisiane-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga em que medida a leitura dos diversos gêneros discursivos, como ferramentas pedagógicas, contribui para a emancipação do sujeito do campo, através de uma Unidade Didática cuja temática está comprometida com os sujeitos envolvidos no processo. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com um grupo de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto José Anonni, localizada no município de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin, que conceitua os gêneros discursivos, Caldart, que direciona um novo olhar sobre a Educação do Campo, e Freire, no que se refere a um ensino voltado para a emancipação dos sujeitos. Além disso, buscamos o que postulam as políticas públicas com relação à disciplina de Língua Portuguesa, além de autores que convergem para a conclusão da importância da leitura e trabalho mediado pelo professor, através de variados gêneros discursivos, sem hierarquias. Estes gêneros abordam a temática da vida no campo voltada aos objetivos de desenvolver o sentimento de pertencimento e consequente emancipação dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dis Daiane Michelotti 2018.pdf3.33 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod Edu Daiane Michelotti 2018.pdf6.45 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???