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dc.contributor.advisor1 | Santos, Eduardo Machado dos | - |
dc.creator | Marques, Zenio Felipe Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T11:06:12Z | - |
dc.date.available | 2019-02-01T11:06:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Zenio Felipe Pereira. Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos. 76p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3684 | - |
dc.description.abstract | Internal combustion vehicles are one of the largest emitters of gaseous pollutants in the automotive industry. With this in mind, in order to reduce the emission of gaseous pollutants, some countries have enacted laws prohibiting their manufacture. Given the new requirements, the automotive industries have invested in new technologies. One option for reducing the emission of polluting gases is electric vehicles (VEs). In this context, the present work aims to create a tool, with graphical interface, to simulate networks of IEEE distribution tests, where it is possible to change the load curves of the network, the inclusion of VEs, curve for adapted recharge, the quantity of VEs to be recharged and their respective powers. The OpenDSS and MATLAB textregistered softwares are used. At the end, an analysis of the results is made in order to compare the electrical losses to the system without VEs, with VEs and with VEs having adapted refueling curve. The obtained results show an increase in the electrical losses, when the distribution network without VEs is compared. Finally, it is emphasized that the electric losses can be reduced with the optimized load curve. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Interface gráfica | pt_BR |
dc.subject | Electrical engineering | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Electric motors | pt_BR |
dc.subject | Graphical interface | pt_BR |
dc.title | Ferramenta para simulação de redes de testes de distribuição IEEE com veículos elétricos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Veículos movidos a combustão interna são um dos maiores emissores de gases poluentes da indústria automotiva. Pensando nisso, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, alguns países sancionaram leis proibindo a fabricação dos mesmos. Atendendo as novas exigências, as indústrias automobilísticas tem investido em novas tecnologias. Uma opção para a redução de emissão de gases poluentes são os veículos elétricos (VEs). Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta, com interface gráfica, para simular redes de testes de distribuição IEEE, onde pode-se alterar as curvas de carga da rede, a inclusão de VEs, curva para recarga adaptada, a quantidade de VEs a ser recarregada e suas respectivas potências. São utilizados os softwares OpenDSS e MATLAB R. Ao final é feita uma análise dos resultados a fim de comparar as perdas elétricas para o sistema sem VEs, com VEs e com VEs tendo curva de recarga adaptada. Os resultados obtidos mostram um aumento nas perdas elétricas, quando se compara a rede de distribuição sem VEs. Por fim, destaca-se que as perdas elétricas podem ser reduzidas com a curva de carga otimizada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Elétrica |
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Zenio Felipe Pereira - 2018.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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