???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3658
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.creatorSampaio, Liziane Silveira-
dc.date.accessioned2019-01-29T10:56:07Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2019-01-29T10:56:07Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Liziane Silveira. Olhares sobre práticas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental. 23p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3658-
dc.description.abstractThis article is the result of the analysis of the writings of first-year students, obtained through my supervised internship practices in the early years of elementary school, which is curricular component of the licentiate degree in Pedagogia (Universidade Federal do Pampa). This work deals with the perspectives on literacy practices in the first year of primary school, with the general objective to delineate the possible differences and similarities between the literacy teachers practices centered on conceptions of the teacher and practices centered on how the child thinks. For composing this article, I have relied on theoretical references that deal with the triad "literacy", "psychogenesis of the written language" and "phonological awareness", methodologically based in an qualitative research. One of the major results was to understand, through the analysis, the contributions of the aforementioned triad, which currently permeate the discussions about literacy in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de estágiopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectInternship practicespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleOlhares sobre práticas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Aranda, Silvana Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo é resultado das análises das escritas de alunos do primeiro ano, obtidas através da minha prática de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, que é componente curricular do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pampa. Este trabalho trata dos olhares sobre as práticas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como objetivo geral delinear as possíveis diferenças e semelhanças entre práticas alfabetizadoras centradas nas concepções da professora e práticas centradas em como a criança pensa. Para compor este artigo me baseei em referenciais teóricos que tratam da tríade letramento, psicogênese da língua escrita e consciência fonológica, tendo como metodologia uma pesquisa de cunho qualitativo. Um dos principais resultados foi perceber, através das análises, as contribuições da citada tríade, que atualmente permeiam as discussões acerca da alfabetização no Brasil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Liziane Silveira Sampaio 2015.pdfLiziane Silveira Sampaio 2015675.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???