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dc.contributor.advisor1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.creator | Martins, Joseane Miranda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-22T10:57:56Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10 | - |
dc.date.available | 2019-01-22T10:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-10 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Joseane Miranda dos Santos. Crianças com síndrome de down: a procura de inclusão na educação básica. 85p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3631 | - |
dc.description.abstract | El síndrome de Down es una alteración genética causada por un cromosomo a más en el par 21, llamada trissomia 21. Con esa alteración genética, los niños con SD poseen características físicas diferentes, que las distinguen de los otros niños. Delante de eso, se irá investigar lo que es preciso para que haga la inclusión de niñas portadoras del Síndrome de Down en la Educación Básica. Para tanto, fue hecha una pesquisa bibliográfica utilizando algunos autores como: Souza, Milane e Rodrigues (2012); Leite (s.d); Limas (s.d); Gil (2005); Batista y Mantoan (2007); Silva (2009) y algunos documentos oficiales como: Declaração Mundial de Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem (DECLARAÇÃO MUNDIAL PARA TODOS, 1998); o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL - 2012) y, por fin, las Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL - 2014). Además de eso, fue hecha una pesquisa de campo, en 16 escuelas de la rede municipal, estadual y particular de lo municipio de Jaguarão/RS. Los resultados obtenidos, eran muy animadores, visto que algunas escuelas están preocupadas con el desenvolvimiento y el aprendizaje de los alumnos portadores de deficiencias. Con eso, observa-sé que no son la mayoría de escuelas las responsables por la inclusión de los portadores da Síndrome de Down. Muchos padres, por acharen que lo hijos con SD no tendrán condiciones de estudiar, tratando de conducirlos del convivio escolar regular, colocando-os directo en las APAES. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Inclusión | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.title | Crianças com síndrome de down: a procura de inclusão na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Romeu, Daniel Lopes | - |
dc.contributor.referee2 | Knorr, Verônica Juliana Quevedo Costa | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética causada por um cromossomo a mais no par 21, chamada trissomia 21. Com essa alteração genética, as crianças com SD possuem características físicas diferentes, que as distinguem das outras crianças. Diante disso, se irá investigar o que é preciso para que haja a inclusão de crianças portadoras da Síndrome de Down na Educação Básica. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica utilizando alguns autores como: Souza, Milane e Rodrigues (2012); Leite (s.d); Limas (s.d); Gil (2005); Batista e Mantoan (2007); Silva (2009) e alguns documentos oficiais como: Declaração Mundial de Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem (DECLARAÇÃO MUNDIAL PARA TODOS, 1998); o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL - 2012) e, por fim, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL - 2014). Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em 16 escolas da rede municipal, estadual e particular do município de Jaguarão/RS. Os resultados obtidos foram muito animadores, visto que algumas escolas estão preocupadas com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de deficiências. Com isso, observa-se que não são a maioria das escolas as responsáveis pela não inclusão dos portadores da Síndrome de Down. Muitos pais, por acharem que os filhos com SD não terão condições de estudar, tentam afastá-los do convívio escolar regular, colocando-os direto nas APAES. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
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JoseaneMirandadosSantosMartins2015.pdf | Joseane Miranda dos Santos Martins 2015 | 6.63 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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