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dc.contributor.advisor1 | Budny, Jaelson | - |
dc.creator | Cadore, Luís Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T10:48:51Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T10:48:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
dc.identifier.citation | CADORE, Luís Henrique. Análise da vida de projeto de estradas não pavimentadas. 58p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3615 | - |
dc.description.abstract | This work aims to stimulate a greater attention to the unpaved highways that exist over great distances and are mainly used to drain the primary production of our country, which today is very relevant to the national economy. Excessive load on vehicles along with rainwater greatly deplete the life of unpaved roads, the lack of maintenance provided by competent bodies, which is often not well executed, further aggravate road problems. In order to have a longer design life, these parameters must be very well defined, an appropriate cross-section with adequate drainage and bulging on the order of 4%. For the present analysis, it was considered an unpaved highway stretch in the municipality of Rosário do Sul. The highway has a great importance for the municipality, with this the study was done to classify the soil of the region and characterize its properties. With the direct shear test it was possible to determine the angle of friction and the cohesive intercept, from these values a static load was obtained, which was converted to a dynamic load, resulting in the design life for the soil of the region. From the soil collected considering the values analyzed, an aggravating of the low project life for the soil is the low cohesion, because the soil is sandy has a fairly high angle of friction, with a small increase of the cohesive intercept, through some type of stabilization, without interfering in a negative way in the angle of friction, together with the well-defined parameters, the project life has a considerable increase. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Cisalhamento | pt_BR |
dc.subject | Civil Engineering | pt_BR |
dc.subject | Highways | pt_BR |
dc.subject | Shearing | pt_BR |
dc.title | Análise da vida de projeto de estradas não pavimentadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa estimular uma maior atenção para as rodovias não pavimentadas, que existem em grandes distâncias e são muito utilizadas principalmente para escoar a produção primária do nosso país, que hoje é muito relevante para a economia nacional. O excesso de carga nos veículos, juntamente com a água das chuvas, prejudica muito a vida útil das rodovias não pavimentadas, a falta de manutenção prestada pelos órgãos competentes, que por muitas vezes não é bem executada, agravam ainda mais os problemas nas estradas. Para que se tenha uma vida de projeto mais duradoura, esses parâmetros devem estar muito bem definidos, uma seção transversal apropriada, com uma drenagem adequada e abaulamento na ordem de 4%. Para a presente análise, foi considerado um trecho de rodovia não pavimentada no município de Rosário do Sul. A rodovia possui uma grande importância para o município, com isso foi feito o estudo para que se classifique o solo da região e caracterize suas propriedades. Com a realização do ensaio de cisalhamento direto foi possível determinar ângulo de atrito e o intercepto coesivo, a partir desses valores obteve-se uma carga estática, que foi convertida para uma carga dinâmica, resultando na vida de projeto para o solo da região. Do solo coletado considerando os valores analisados, um agravante da baixa vida de projeto para o solo é a baixa coesão, pelo fato do solo ser arenoso tem um ângulo de atrito razoavelmente alto, com um pequeno aumento do intercepto coesivo, através de algum tipo de estabilização, sem interferir de forma negativa no ângulo de atrito, aliado aos parâmetros bem definidos, há um aumento na vida de projeto considerável. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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Luís Henrique Cadore 2018.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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