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dc.contributor.advisor1Costa, Camila Furlan da-
dc.creatorLima, Letícia Silva de-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:50:20Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2019-01-10T11:50:20Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationLIMA, Letícia Silva de. Análise dos graus de democracia digital: um estudo sobre canais de participação do governo eletrônico sobre o olhar da comunidade acadêmica de uma universidade federal. 32p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3571-
dc.description.abstractÉste presente artículo objetiva analizar a los grados de democracia digital en cuatro canales de participación del gobierno electrónico con base en la percepción de la comunidad académica de la Universidade Federal do Pampa. Desde el referencial teórico se busca posibles nociones sobre la participación política, de manera que se pueda comprender la ampliación de la participación vía internet. Se fomenta la necesidad de crearse nuevos espacios para los canales que amplíen la interacción entre gobierno y sociedad. Foram expuestos conceptos sobre democracia digital y sus grados de participación, se crea la posibilidad de mensurar los niveles de los canales del gobierno electrónico. El artículo adoptó una investigación cualitativa, de naturaleza exploratoria-descriptiva, con delineamiento definido el estudio de casos múltiples. La realización de la coleta de datos fue fragmentada en tres partes: análisis documental; exploración/evaluación y cuestionario abierto. Las coletas fueron analizadas de acuerdo con el perfil interpretativo y triangulación de datos. Los canales utilizados fueron Portal da Transparência do Governo Federal, Participa.BR, E-cidadania e E-democracia, correlacionados con los grados de democracia digital. Fue resaltado por la comunidad académica las siguientes dificultades: ausencia en la divulgación de los canales y del entendimiento del lenguaje técnico, que resulta en una participación poco activa en comparación con los objetivos de los canales.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocracia Digitalpt_BR
dc.subjectCanaispt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectE-participaçãopt_BR
dc.subjectGoverno Eletrônicopt_BR
dc.subjectDemocracia Digitalpt_BR
dc.subjectCanalespt_BR
dc.subjectParticipaciónpt_BR
dc.subjectE-participaciónpt_BR
dc.subjectGobierno Electrónicopt_BR
dc.titleAnálise dos graus de democracia digital: um estudo sobre canais de participação do governo eletrônico sobre o olhar da comunidade acadêmica de uma universidade federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID442661818-50pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9914547288549694pt_BR
dc.contributor.referee1Corso, Khatiane Benedetti-
dc.contributor.referee2Goularte, Jeferson Luis Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268510307155862pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0541535366437976pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar os graus de democracia digital, sobre quatro canais de participação, do governo eletrônico com base na percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa. Partindo do referencial teórico, busca-se possíveis noções sobre participação política, de modo que possa ser compreendido a ampliação da participação pela utilização da internet. Fomentando a necessidade de criação de novos espaços para canais que ampliassem a interação entre governo e sociedade. Foram expostos conceitos sobre democracia digital e seus graus de participação, criando a possibilidade de mensuração dos níveis dos canais do governo eletrônico. O artigo adotou uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória descritiva, delineamento definido como estudo de casos múltiplos. A realização da coleta de dados foi fragmentada em três partes: análise documental; exploração/avaliação e questionário aberto. As coletas foram analisadas de acordo com perfil interpretativo e triangulação de dados. Os canais analisados foram o Portal da Transparência do Governo Federal, Participa.BR, E-cidadania e E-democracia, sendo correlacionados com os graus de democracia digital. Foi ressaltado pela comunidade acadêmica as seguintes dificuldades: falta de divulgação dos canais e o entendimento da linguagem técnica, resultando em uma participação pouco ativa em comparação com os objetivos dos canais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

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LIMA, Leticia S - Gestao Publica - 2018.pdfTCC Letícia Silva de Lima - 2018730.17 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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