???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3448
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cruz, Claudete Robalos da-
dc.creatorNunes, Bruno Nabolotnyj-
dc.date.accessioned2018-11-06T10:56:33Z-
dc.date.available2018-11-06T10:56:33Z-
dc.date.issued2016-07-11-
dc.identifier.citationNUNES, Bruno Nabolotnyj. A contribuição dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar: estudo de caso sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus de São Borja-RS. 2016. 58p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3448-
dc.description.abstractThe objective of this study was investigate the contribution of socioeconomic factors in school performance. For so much, was realized a case study in the EMEF Sagrado Coração de Jesus from the city of São Borja. Were adopted the methods of literature; research sites; case study for the collection, interpretation and comparison of quantitative data; and formulation and implementation of questionnaires for qualitative content analysis. The contribution of socioeconomic factors in the school performance of students was understood through analysis of the following factors: creation of income programs of the Federal Government to assist in education; local resources, and the political actions of the government and civil society to meet the educational needs; collaboration of the City Hall, school infrastructure, training of teaching professionals and family educational investment. The IDESE was used to indicate the socioeconomic situation of the county, and the School Census, the Brazil test and the IDEB for measuring the educational situation of the school, between 2009 and 2011. Also it sought check the opinion of the school community, through the use of questionnaires in EMEF Sagrado Coração de Jesus. The result of this research found that socioeconomic factors of the city contributed positively in the academic performance of students in the early years and the final years of EMEF Sagrado Coração de Jesus, in the corresponding period of investigation, 2009 and 2011. Therefore, the Political Science, allows to enlarge the look about the importance of joining the government, the school, parents and students in the qualification of basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleA contribuição dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar: estudo de caso sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus de São Borja-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7241239349064471pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319979476636319pt_BR
dc.contributor.referee1Guindani, Evandro Ricardo-
dc.contributor.referee2Pinto, Muriel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar a colaboração dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar. Para tanto, foi realizado estudo de caso na EMEF Sagrado Coração de Jesus de São Borja. Foram adotados os métodos de pesquisa bibliográfica; pesquisa em sites; estudo de caso para a coleta, interpretação e comparação de dados quantitativos; e formulação e aplicação de questionários para a análise de conteúdo qualitativo. A contribuição dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar dos alunos foi compreendida através da análise dos seguintes fatores: criação de programas de renda do Governo Federal para auxiliar na educação; recursos de nível local, e as ações políticas do poder público e da sociedade civil para o atendimento das necessidades educacionais; colaboração da Prefeitura Municipal, infraestrutura da escola, capacitação dos profissionais de ensino e investimento pedagógico da família. Utilizou-se o Idese para indicar a situação socioeconômica do município, e o Censo Escolar, a Prova Brasil e o Ideb para mensurar a situação educacional da escola, no período de 2009 e 2011. Também buscou-se verificar a opinião da comunidade escolar, por meio da aplicação de questionários na EMEF Sagrado Coração de Jesus. O resultado dessa pesquisa constatou que os fatores socioeconômicos do município contribuíram positivamente no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais e dos anos finais da EMEF Sagrado Coração de Jesus, no período correspondente da investigação, 2009 e 2011. Portanto, a Ciência Política, permite ampliar o olhar sobre a importância de unir o governo, a escola, os pais e os alunos na qualificação da educação básica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bruno Nabolotnyj Nunes 2016.pdf889.64 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???