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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorDurgante Júnior, Luiz Roberto Mafaldo-
dc.date.accessioned2018-09-06T19:05:16Z-
dc.date.available2018-08-24-
dc.date.available2018-09-06T19:05:16Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationDURGANTE JUNIOR, Luiz Roberto Mafaldo. Gestão democrática da educação básica na rede municipal de ensino de Alegrete/RS: concepções e práticas de gestores escolares. 121p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3324-
dc.description.abstractEl trabajo presenta una investigación realizada con la comunidad escolar de la red municipal de enseñanza de Alegrete-RS, que objetiva analizar la forma de actuación de los gestores de las escuelas municipales buscando comprender el perfil y la metodología de trabajo utilizada por los gestores, trayendo también algunas experiencias de democratización de este municipio, contextualizándolas la investigación. La metodología de la investigación adoptada fue la investigación-acción, y la intervención realizada a través de rueda de conversación. La recolección de datos fue realizada por medio de cuestionarios y observaciones del cotidiano escolar. Para la interpretación de los datos se propuso el análisis de contenido que trae a la superficie cuatro categorías para análisis: Democracia y Gestión democrática, Ambiente escolar como espacio democrático, Relaciones de poder y autoritarismo y Democracia y autoridad y el Pensamiento del Gestor. Los resultados indicaron las fragilidades en la formación de gestores y subsidiaron plan de intervención para la formación de directores, siendo realizado tres encuentros, durante la reunión de equipos directivos efectuados por la Secretaría de Educación del Municipio y tres realizados en una escuela de la red municipal, en un total de seis encuentros. De estas formaciones se generaron tres categorías, analizadas y discutidas en este informe, siendo ellas: la participación de los segmentos, la evaluación como forma de descentralización del poder en la escuela y el ambiente escolar, autoridad y autoritarismo.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectFormação de gestorespt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestión democráticaspa
dc.subjectFormación de gestoresspa
dc.titleGestão democrática da educação básica na rede municipal de ensino de Alegrete/RS: concepções e práticas de gestores escolarespt_BR
dc.typeRelatório Crítico-Reflexivopt_BR
dc.contributor.referee1Nardi, Elton Luiz,-
dc.contributor.referee2Machado, Juliana Brandão,-
dc.contributor.referee3Selbach, Paula Trindade da Silva,-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta pesquisa realizada com a comunidade escolar da rede municipal de ensino de Alegrete-RS, que objetiva analisar a forma de atuação dos gestores das escolas municipais buscando compreender o perfil e a metodologia de trabalho utilizada pelos gestores, trazendo também algumas experiências de democratização deste município, contextualizando-as a pesquisa. A metodologia da pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, e a intervenção realizada através de roda de conversa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observações do cotidiano escolar. Para a interpretação dos dados foi proposta a análise de conteúdo que trouxe à tona quatro categorias para análise: Democracia e Gestão democrática, Ambiente escolar como espaço democrático, Relações de poder e autoritarismo e Democracia e autoridade e o Pensar do Gestor. Os resultados indicaram as fragilidades na formação de gestores e subsidiaram plano de intervenção para a formação de diretores, sendo realizado três encontros, durante a reunião de equipes diretivas efetuadas pela Secretaria de Educação do Município e três realizados em uma escola da rede municipal, num total de seis encontros. Destas formações foram geradas três categorias, analisadas e discutidas neste relatório, sendo elas: a participação dos segmentos, a avaliação como forma de descentralização do poder na escola e o ambiente escolar, autoridade e autoritarismo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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