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dc.contributor.advisor1 | Vaz, Francieli Aparecida | - |
dc.creator | Scheeren, Vanessa | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T15:41:01Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01 | - |
dc.date.available | 2018-08-01T15:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.citation | SCHEEREN, Vanessa. Teoria dos grafos: uma abordagem para a programação de horários de exames finais em cursos universitários. 63 p. 2018. Monografia (Especialização) – Curso de Pós-Graduação Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3259 | - |
dc.description.abstract | The increasing demand for higher education and professional qualification results in an increase in the number of courses and educational institutions to fulfill that demand, a fact that highlights an increasingly frequent problem in the educational environment, the Timetabling Problem. The process of preparing timetables for classes and exams is done every semester by most educational institutions and, when carried out manually, demand the commitment of many professionals who dedicate a long period of their functional activities for this. In this way, with the intention of contributing to the improvement of the elaboration of exam schedules in educational institutions, this work has the central objective to develop a solution model for the Examination Timetabling Problem that meets a set of constraints, making it possible a feasible final examination schedule for the true facts in the area concerned. For this purpose, real data were considered referring to the curricular components offered to the students of the Mathematics - Licenciatura course of the Federal University of Pampa, Campus Bagé. The approach proposed for this study, to solve the Examination Timetabling Problem, is based on the Graph Theory from the Graph Colouring developed through the adapted Welsh-Powell algorithm. These adaptations were made in order to serve specific restrictions set for this exam schedule. The algorithm developed in Fortran language for the construction of the adjacency matrix, necessary for the modeling of the problem as a graph, considerably optimized the process of obtaining the schedule of final exams. The results obtained in this research showed that Graph Colouring, set on Graph Theory, and performed using the adapted Welsh-Powell algorithm, allowed the elaboration of a viable final examination schedule for the Mathematics - Licenciatura course, considering all restrictions established. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Grafos | pt_BR |
dc.subject | Coloração | pt_BR |
dc.subject | Programação de horários de exames | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Graphs | pt_BR |
dc.subject | Graph colouring | pt_BR |
dc.subject | Schedule of exams | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.title | Teoria dos grafos: uma abordagem para a programação de horários de exames finais em cursos universitários | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Elizangela Dias | - |
dc.contributor.referee1 | Vaz, Francieli Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Cátia Maria dos Santos | - |
dc.contributor.referee3 | Bihain, Anderson Luís Jeske | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | A crescente procura por formação superior e qualificação profissional resulta no aumento do número de cursos e instituições de ensino para atender a esta demanda, fato que ressalta um problema cada vez mais frequente no meio educacional, o Problema de Programação de Horários. O processo de elaboração de cronogramas de horários de aulas e exames é realizado semestralmente pela maioria das instituições de ensino e, quando realizados de forma manual, demandam o empenho de muitos profissionais que destinam um longo período de suas atividades funcionais a este fim. Nesse sentido, com a intenção de contribuir para o aperfeiçoamento da elaboração de cronogramas de horários de exames nas instituições de ensino, esse trabalho tem como objetivo central desenvolver um modelo de solução para o Problema de Programação de Horários de Exames que atenda a um conjunto de restrições pré-determinadas, possibilitando elaborar um cronograma de exames finais viável para a realidade em questão. Com esta finalidade foram considerados dados reais referentes aos componentes curriculares ofertados aos discentes do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. A abordagem proposta por este estudo, para solucionar o Problema de Programação de Exames, fundamenta-se na Teoria dos Grafos a partir da Coloração de Grafos desenvolvida através do algoritmo de Welsh-Powell adaptado. Estas adaptações foram realizadas a fim de atender as restrições determinadas para este cronograma de exames. O algoritmo desenvolvido em linguagem Fortran para a construção da matriz de adjacência, necessária para a modelagem do problema como um grafo, otimizou consideravelmente o processo de obtenção do cronograma de exames finais. Os resultados alcançados nesta pesquisa mostraram que a Coloração de Grafos, ancorada na Teoria dos Grafos, e realizada por meio do algoritmo de Welsh-Powell adaptado, possibilitou a elaboração de um cronograma de exames finais viável para o curso de Matemática - Licenciatura, atendendo a todas as restrições estabelecidas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação |
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Mono Esp Vanessa Scheeren 2018.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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