???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3248
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.creatorFerreira, Ana Lídia Fagundes-
dc.date.accessioned2018-07-31T16:17:36Z-
dc.date.available2018-07-26-
dc.date.available2018-07-31T16:17:36Z-
dc.date.issued2013-05-09-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Lídia Fagundes. A afetividade na relação professor - aluno. 60 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3248-
dc.description.abstractEste estudio hace parte del trabajo de conclusión del curso de licenciatura en Letras Lengua Portuguesa y su respectiva literatura, con el objetivo de investigar la forma con que la afectividad se manifiesta en las prácticas pedagógicas de profesores que actúan en la Enseñanza Media, de una escuela particular. Se busca comprender a través de una pesquisa cualitativa, la relación establecidas por profesores considerados afectuosos por sus alumnos, bien como la forma con que la afectividad se manifiesta en la práctica de estos profesores y las posibles contribuciones para el proceso de enseñanza y aprendizaje. Hacen parte de los instrumentos de esa pesquisa los cuestionarios y diarios de campo. Fueron sujetos de la pesquisa, dos profesoras indicadas por alumnos del tercero año de la Enseñanza Media, con mayor frecuencia como profesoras cariñosas. Los resultados del estudio demuestran que la afectividad se manifiesta en las prácticas pedagógicas de esas profesoras por medio de relaciones interpersonales que establecen con sus alumnos. De esa forma los alumnos reconocen los profesores afectivos a partir del dialogo en clase, la dedicación del profesor en mantenerse actualizado, del tiempo de convivencia que copera para la confianza entre ellos y de las actividades pedagógicas que proporcionan un aprendizaje más agradable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAfectividadpt_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfesorespt_BR
dc.titleA afetividade na relação professor - alunopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso-
dc.contributor.referee2Gehlen, Maria Eloá-
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo compõe o Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, tendo por objetivo investigar a forma com que se manifesta a afetividade nas práticas pedagógicas de professores que atuam no Ensino Médio, de uma escola particular. Busca-se por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, compreender a relação estabelecida pelos professores considerados afetuosos com seus alunos, bem como a forma com que a afetividade é manifestada na prática destes professores e as possíveis contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários e diário de campo. Os sujeitos desta pesquisa são duas professoras indicadas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com maior frequência, como professoras afetuosas. Os resultados do estudo indicam que a afetividade se manifesta nas práticas pedagógicas destas professoras, por meio das relações interpessoais que estabelecem com seus alunos. Neste sentido, os alunos reconhecem os professores afetuosos a partir do diálogo em sala de aula, da dedicação das professoras em se manterem atualizadas, do tempo de convivência que contribui para o estabelecimento do sentimento de confiança entre ambos e das atividades pedagógicas diferenciadas que cooperam para um aprendizado mais prazeroso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Ana Lídia Ferreira 2013.pdf767.77 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???