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dc.contributor.advisor1 | Boessio, Ana Lúcia Montano | - |
dc.creator | Brandão, Neemias Flor | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T14:20:29Z | - |
dc.date.available | 2018-07-17 | - |
dc.date.available | 2018-07-23T14:20:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Neemias Flor. A cultura do masculino na voz das mulheres em a casa de Bernarda Alba: uma questão de ressonância. 44p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3231 | - |
dc.description.abstract | Teniendo como base a las teorías feministas por el eje de los estudios culturales, en especial las obras Elaine Showalter, Andrea Nye y Roy Wagner, este trabajo tiene como objetivo analizar la representación de lo femenino como resonancia de una cultura dominante masculina en la obra A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), de Federico García Lorca, a través de la relación dicotómica entre Bernarda Alba y sus hijas. Este análisis seguirá una metodología comparativista y se realiza a partir de tres perspectivas: cultural, de acuerdo con el concepto traído Roy Wagner de cultura en cuanto invención; histórica, a partir de la teoría de la meta-historia propuesta por Hayden White, que relativiza el campo al reconocer el juego de influencias que el mismo sufre y al insertar en el discurso histórico una dimensión ficcional; y una perspectiva religiosa, con base en la visión de Pierre Debergé sobre el papel de la mujer en la sociedad. Semejante a un salón de resonancias significas, en que el espacio de la mujer y su voz se (des)constituyen en el enmarañado de las invenciones y convenciones sociales, culturales e históricas, desvelando, así, su condición de silenciamiento y consecuente apagamiento en cuanto sujeto social constituido por discurso propio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Meta-história | pt_BR |
dc.subject | García Lorca, Federico | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Femenino | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Meta-historia | pt_BR |
dc.subject | García Lorca, Federico | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Female | pt_BR |
dc.subject | Meta-history | pt_BR |
dc.title | A cultura do masculino na voz das mulheres em a casa de Bernarda Alba : uma questão de ressonância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rizzon, Carlos Garcia | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, Alan Dutra de | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo como base as teorias feministas pelo viés dos estudos culturais, em especial as obras de Elaine Showalter, Andrea Nye e Roy Wagner, este trabalho tem como objetivo analisar a representação do feminino como ressonância de uma cultura dominante masculina na obra A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), de Federico García Lorca, através da relação dicotômica entre Bernarda Alba e suas filhas. Esta análise seguirá uma metodologia comparativista e será realizada a partir de três perspectivas: cultural, de acordo com o conceito trazido por Roy Wagner de cultura enquanto invenção; histórica, a partir da teoria da meta-história proposta por Hayden White, que relativiza o campo ao reconhecer o jogo de influências que o mesmo sofre e ao inserir no discurso histórico uma dimensão ficcional; e uma perspectiva religiosa, com base na visão de Pierre Debergé sobre o papel da mulher na sociedade. Como em uma sala de espelhos, a construção ficcional de Lorca configura-se como um jogo de ressonâncias sígnificas, onde o espaço da mulher e sua voz se (des)constituem no emaranhado das invenções e convenções sociais, culturais e históricas, desvelando, assim, a sua condição de silenciamento e consequente apagamento enquanto sujeito social constituído por discurso próprio. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
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NEEMIASBRANDÃO2018.pdf | Neemias Flor Brandão 2018 | 546.02 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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