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dc.contributor.advisor1Silva, Denise Teresinha da-
dc.creatorRocha, Felipe Silva da-
dc.date.accessioned2018-07-23T13:01:00Z-
dc.date.available2018-07-23T13:01:00Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.citationROCHA, Felipe Silva da. Jovens da periferia e suas apropriações a partir de marcas publicizadas pelo funk ostentação. 2015. 53p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3223-
dc.description.abstractIt is not new that the announcers have directed the contact with the consumers through product placement actions and/or soft sponsoring that, in its definition, regarding the insertion of products or brands in an entertainment work involving the exposition of the brands and products hired by the announcer like a selling strategy and promotion that enables impact or brand experience. Another action perceived linking brands with the entertainment contents is the perspective found in musics and videoclips of Funk Ostentação that advertises in their contents consumer goods spontaneously and intentionaly, making possible the apropriation and linking of differents meanings to the youths from the periphery. The research proposal to this monography focuses in this theme and to discuss this subject, the issue problem seeks to comprehend how the youths of the periphery of Porto Alegre appropriate themselves of the brands that are advertised spontaneously in the contentes of the Funk Ostentação (music and videoclipe). As general objective of this study, it is intended to identify how the musics and videclips of the Funk Ostentação contribute in the process of apropriation of the brands that are advertised in their contents that are consumed by the youths of the periphery of Porto Alegre. As specific objectives, it is intended (1) identify which are the appropriations more evidente about the contente of the Funk Ostentação; (2) identify, between the paid advertising and the spontaneous advertise content (music and/or videoclip), which posses greater acceptance; (3) comprehend how occurs the appropriation of meanings of the brands by the youths. The research is divided in three stages: theorical, empiric and the articulation between both, beeing the first composed by the bibliographic review, the second constitutes a field research, which had the form of data collection conducting individual and group interviews that happened presentially with 10 youngs of the Lomba do Pinheiro and São Jose districts (periphery of Porto Alegre City), then after are analysed by the method of analisys of contente based in the supertemas proposal of Orozco Gómez (1997). As results, it notes the existence of three kinds of appropriations about the contents of Funk Ostentação: information, entertainment and cultural appropriation; that the reception of the message transmitted by the Funk Ostentação contents contribute for na appropriation of the brands more eficiently than a advertising message; and that the appropriation of the brands advertised by the Funk contents occurs in the levels of knowledge, perception and consumption.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectJovens como consumidorespt_BR
dc.subjectFunk (Musica)pt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.titleJovens da periferia e suas apropriações a partir de marcas publicizadas pelo funk ostentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472029352253803pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0751041161638098pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.contributor.referee2Nascimento, Maurício Lavarda do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0167660860519407pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoNão é de hoje que os anunciantes têm direcionado o contato com consumidores por meio de ações product placement e/ou soft sponsoring que em sua definição diz respeito à inserção de produtos ou marcas em uma obra de entretenimento envolvendo a exposição das marcas e produtos contratado pelos anunciantes como estratégia de venda e promoção, que possibilitam impacto ou experiência de marca. Outra ação percebida vinculando marcas a conteúdos de entretenimento é a perspectiva encontrada nas músicas e videoclipes do funk ostentação que publiciza em seus conteúdos bens de consumo de forma espontânea e intencional, possibilitando a apropriação e vinculação de diferentes significados aos jovens de periferia. A proposta de investigação para esta monografia se incide nessa temática e para abordar este assunto, a questão problema busca compreender como os jovens de periferia de Porto Alegre se apropriam das marcas que são publicizadas de forma espontânea nos conteúdos do funk ostentação (música e videoclipe). Como objetivo geral do estudo, pretende-se identificar como as músicas e videoclipes do funk ostentação contribuem no processo de apropriação das marcas que são publicizadas em seus conteúdos que são consumidos pelos jovens da periferia de Porto Alegre. Como objetivos específicos, busca-se (1) identificar quais são as apropriações mais evidentes acerca dos conteúdos do funk ostentação; (2) identificar entre a publicidade paga e o conteúdo de publicização espontâneo (música e/ou videoclipe) qual possui maior aceitação; (3) compreender como se dá a apropriação de sentido das marcas por parte dos jovens. A pesquisa é dividida em três fases: teórica, empírica e de articulação entre os dois conteúdos, sendo a primeira composta pela revisão bibliográfica, a segunda que constitui uma pesquisa de campo, que teve como forma de coleta de dados a realização de entrevistas individuais e coletivas que aconteceram de modo presencial com 10 jovens dos bairros Lomba do Pinheiro e São José (periferia da cidade de Porto Alegre), e posteriormente são analisadas pelo método de análise de conteúdo baseado na proposta de supertemas de Orozco Gómez (1997). Como resultados, constata-se a existência de três tipos de apropriações acerca dos conteúdos do funk ostentação: informação, entretenimento e apropriação cultural; que a recepção da mensagem transmitida pelos conteúdos do funk ostentação contribuem para uma apropriação das marcas com mais efetividade do que a mensagem publicitária; e que a apropriação das marcas publicizadas pelos conteúdos de funk se dá nos níveis de conhecimento, percepção e consumo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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